O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) viaja nesta segunda-feira aos Estados Unidos (EUA) a procura de mais dados sobre a denúncia de uma segunda conta secreta do publicitário Duda Mendonça. Em entrevista coletiva realizada horas antes da viagem, em Curitiba, o relator da CPI dos Correios afirmou que será difícil encontrar novidades para o caso e que a visita tem como objetivo aprofundar mais as investigações já existentes.
De acordo com o deputado, a Polícia Federal e o Ministério Público já possuem dados sobre a conta secreta. Porém, para evitar que sejam divulgadas para a imprensa informações do processo, a Justiça americana e a brasileira fizeram um acordo para não disponibilizarem os resultados das investigações. Com isso, a CPI dos Correios se viu obrigada a ir até o país de origem das contas para se aprofundar sobre o caso.
Serraglio informou que tentará obter autorização da promotoria distrital de Nova Iorque para ter acesso aos dados. Caso isso não ocorra, a comissão irá recorrer ao Parlamento Americano. "A CPI tem competência constitucional para investigar e ter acesso a esses documentos", afirmou o deputado.
No entendimento do relator, as informações das contas estrangeiras de Duda Mendonça são essenciais para se entender a origem dos recursos do chamado "valerioduto".
A comitiva embarca no começo da noite desta segunda. Além de Serraglio, participam da missão os relatores-adjuntos, deputados Eduardo Paes (PSDB-RJ) e Maurício Rands (PT-PE).
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião