Para evitar que "laranjas" assumam concessões de rádios e televisões, o Ministério das Comunicações, Câmara e Senado vão enquadrar os candidatos a concessionários numa série de regras de transparência. Uma delas será a de exigir que sejam apresentadas cópias das declarações do Imposto de Renda.
A decisão foi adotada nesta terça-feira no encontro do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, com os presidentes das comissões de Ciência e Tecnologia do Senado, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), e da Câmara, deputado Bruno Araujo (PSDB-PE), e com o senador Walter Pinheiro (PT-BA). Eles vão pedir a uma comissão de técnicos do ministérios e consultores do Congresso que se encarregue do trabalho.
Eduardo Braga lembra que o uso de "laranjas" nas concessões de rádio e TV é seguidamente denunciado. São pessoas sem meios financeiros que emprestam seus nomes para encobrir a identidade dos verdadeiros donos das concessões. Até que o problema seja solucionado, Braga informa que os exames dos processos de renovação ou de concessão continuarão suspensos na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Deixe sua opinião