• Carregando...
Abib Miguel, ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Abib Miguel, ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

Ao contrário do que foi divulgado ontem, a condenação do ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná Abib Miguel (foto), o Bibinho, foi publicada no Diário da Justiça na última terça-feira. Bibinho foi condenado a quase 19 anos de prisão por envolvimento no escândalo dos Diários Secretos. De acordo com a 9ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná, o prazo para que Bibinho seja notificado e possa recorrer da decisão começa a contar a partir de hoje. O advogado de Bibinho, Eurolino Reis, diz que mesmo que ele seja notificado ainda nesta semana, o processo só volta a andar a partir da próxima segunda-feira, quando o Judiciário volta do recesso forense – os prazos de todos os processos foram suspensos entre 18 de dezembro e 20 de janeiro. Segundo o advogado, Bibinho só poderá ser preso quando o processo transitar em julgado, ou seja, quando esgotarem as possibilidades de recursos.

Aliás...

Bibinho está em casa acompanhando o desenrolar do processo, de acordo com seu advogado. "Tranquilo ele não está; ninguém ficaria com uma condenação. Mas vai fazer o quê? Tem que continuar a vida", relata o advogado sobre a rotina do ex-diretor da Assembleia.

Leia as regras

Um decreto assinado pelo governador Beto Richa orienta os servidores estaduais sobre o que pode e, principalmente, o que não pode ser feito durante o período eleitoral. Cópias do decreto foram enviadas aos funcionários seguindo o que diz a legislação do Tribunal Superior Eleitoral. Veja algumas das restrições aos agentes públicos:

É proibida a cessão de móveis ou imóveis do governo do estado para benefício de candidato ou partido, inclusive o uso de materiais ou serviços custeados pelo governo.

É vetada qualquer atividade eleitoral no horário de expediente, inclusive manifestações sobre um candidato pelas redes sociais ou equipamentos do estado.

É proibida a cessão de servidor público para campanhas eleitorais, excetos os que estão licenciados.

Privatização do Zoológico?

O vereador Chico do Uberaba (PMN) apresentou uma sugestão à prefeitura de Curitiba: privatizar a administração do Zoológico Municipal. Por requerimento, o vereador sugere que, após um processo licitatório, a empresa vencedora teria a concessão de uso do Zoológico e poderia cobrar ingressos dos visitantes. Por outro lado, ficaria responsável pela manutenção do espaço, promovendo melhorias.

Qual sua opinião sobre a proposta do vereador? Escreva para notaspoliticas@gazetadopovo.com.br.

Número

R$ 270 mil será o valor da multa que Jacinto Lamas, condenado no processo do mensalão, terá de pagar como punição. Lamas, ex-tesoureiro do PL (atual PR), terá dez dias para quitar a dívida assim que for notificado.

Pinga-fogo

"É um cruzamento de cavalo com vaca, não vai dar leite nem puxar carroça. Eles não têm muita identidade. É uma aproximação de conveniência que não vai durar muito."

Chico Alencar (PSol-RJ), deputado federal, em entrevista ao jornal Brasil Econômico, comentando a aliança entre o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-senadora Marina Silva, ambos do PSB.

Colaboraram: Amanda Audi, Bruna Maestri Walter e Euclides Lucas Garcia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]