Próximos passos
Neste capítulo da denúncia, os ministros do STF vão abordar a acusação de compra de apoio político no Congresso Nacional.
Crimes julgados
Corrupção ativa, corrupção passiva, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro.
Réus
PT José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoíno, Sílvio Pereira.
PP Pedro Corrêa, Pedro Henry, João Cláudio Genú.
PL (atual PR) Valdemar Costa Neto, Jacinto Lamas, Antônio Lamas, Bispo Rodrigues, Anderson Adauto.
PTB Roberto Jefferson, Romeu Queiroz, Emerson Palmieri.
PMDB José Borba.
Empresários e publicitários
Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Rogério Tolentino, Simone Vasconcelos, Geiza Dias, Enivaldo Quadrado, Breno Fischberg.
A parte mais crítica do julgamento do mensalão tem início a apenas três semanas das eleições municipais. Já sofrendo com a perda de espaço no seu principal reduto eleitoral, o Nordeste, o PT pode sofrer um novo baque caso José Dirceu seja condenado pelo STF. Para especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo, o desfecho do sexto capítulo do julgamento não deve ter tanta interferência na disputa pelas prefeituras. Quem deve sofrer com o eventual desgaste da imagem do partido, porém, são os petistas candidatos a vereador.
O cientista político Bruno Wanderley Reis, da UFMG, avalia que uma condenação de Dirceu será uma arma para adversários dos petistas na disputa pelas prefeituras. Ele entende, no entanto, que o prejuízo da medida será residual, pois já se passaram quase sete anos de quando o mensalão veio a público. "O impacto deve ser bem mais doloroso para os candidatos a vereador. É prejudicial ter de atravessar uma reta final de campanha na qual centenas de adversários dirão ao eleitor que gente graúda do PT foi condenada pelo Supremo. Isso abaixa a receptividade da legenda", afirma.
Barreira
"Para o Executivo municipal, o problema deve ficar circunscrito às questões locais. Prefeitos com uma campanha inteligente, independentemente do partido, podem se sair bem", analisa o cientista político Antônio Octávio Cintra, da UnB. "Mas o mensalão cria uma barreira avassaladora na eleição proporcional. Sobretudo porque o PT perde o diferencial de um partido que pregava a moral e a ética na vida pública."
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia