Vinte e oito pessoas foram condenadas pela tentativa de roubo a dois bancos de Porto Alegre, no ano passado. A quadrilha foi descoberta em flagrante escavando um túnel em direção aos bancos, em setembro de 2006, no Centro da capital gaúcha. Os criminosos foram presos durante a Operação Toupeira da Polícia Federal.
Os bandidos foram julgados pelos crimes de formação de quadrilha, sob forma de organização criminosa, e tentativa de furto duplamente qualificado. As penas variam de quatro anos e um mês a 11 anos e oito meses de reclusão. A sentença foi dada na última sexta, pela Justiça Federal do Rio Grande do Sul, segundo informações da RBS TV.
Dos 30 denunciados pelo Ministério Público Federal, apenas uma mulher foi absolvida. Um dos réus foi condenado apenas pelo crime de formação de quadrilha. A sentença dele não foi informada.
A polícia acredita que parte da quadrilha julgada tenha envolvimento com o furto ao Banco Central de Fortaleza, no Ceará, em agosto de 2005. Na ocasião, criminosos cavaram um túnel até o cofre da agência e levaram R$ 165 milhões. A passagem subterrânea descoberta em Porto Alegre tinha mais de 70 metros quando foi encontrada.