» Não encaminhou as propostas até o fechamento da edição.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
» Inverter os investimentos da Curitiba Turística, para os bairros onde moram os trabalhadores da cidade com iluminação pública, saneamento básico e saúde.
» Criar centros de referência para juventude dos bairros mais pobres, com oferta de cursos para profissionalização e atividades de lazer e cultura gratuitos, abertos também aos finais de semana.
» Promover nas escolas programas contra o racismo, homofobia, e machismo, envolvendo toda a comunidade escolar da rede municipal.
» Abrir casas abrigo para as mulheres ameaçadas ou vítimas de violência, nas regiões mais populosas da cidade, com alojamento, trabalho e garantia de segurança e o sustento das vítimas e seus filhos.
» Estruturar a Secretaria Municipal da Mulher com equipe multiprofissional para atendimento jurídico, psicológico e assistencial gratuito, com ampla participação dos movimentos sociais de defesa dos direitos da mulher.
» Não utilizar a Guarda Municipal para resolução de conflitos sociais. Guarda municipal desarmada e controlada pela população.
» Fim das UPS e substituição por um amplo programa de serviços sociais nos bairros populares.
» Em relação às drogas ilícitas: a) abrir debates sobre os danos causados com o seu uso indevido; b) construir clínicas municipais para os dependentes químicos que queiram se tratar.
» Aumentar o controle sobre o consumo das drogas lícitas, como álcool, o tabaco e os remédios psicotrópicos.
» Criar conselhos populares nos bairros para tratar de medidas onde a população possa contribuir, atuar, e controlar a segurança na região onde mora.
» Punir com a expulsão da Guarda Municipal os membros que integram grupos de extrema direita que manifestem opiniões racistas, homofóbicas e machistas ou que cometam abusos contra a população.
» Combater os grupos de extrema direita (fascistas/neonazistas) que promovem a homofobia, o racismo e o machismo.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
» Desmilitarização da guarda municipal.
» Articulação com políticas de educação, trabalho e juventude.
» Política de prevenção e recuperação para dependentes químicos.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨ Carlos Moraes (PRTB):
» Criar a Polícia Municipal e treinar grupos para prestar o pronto atendimento. Quando acontece uma agressão, uma briga ou qualquer ato de violência o cidadão quer a presença da policia na hora. Vamos ter grupos bem equipados, armados que chegarão no local da ocorrência em poucos minutos.
» Estabelecer comunicação moderna dos motoristas de ônibus e táxis com o Siate e as polícias. Esses profissionais vivem o dia a dia da cidade e com eles fazendo a comunicação das ocorrências teremos um atendimento mais rápido, credibilidade nas chamadas e mais rapidez no atendimento de muitos casos.
» Monitoramento em todos os ônibus, terminais e em toda a cidade se for possível.
» Policia comunitária e programas de reestruturação da família desenvolvidos com o apoio espiritual das igrejas.
» Levar oportunidades concretas através das secretarias competentes com atendimento social, psicológico e profissionalizante.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
» Criação do Comitê integrado de Segurança vinculado diretamente ao gabinete do prefeito.
» Duplicar o efetivo da Guarda Municipal nos próximos quatro anos.
» Criar a academia da Guarda Municipal com curso de formação de até 800 horas.
» Atuação conjunta, integrada com as polícias Civil, Militar e Federal nas diversas áreas como, por exemplo, a integração de todos os sistemas de radares, câmeras de vídeo monitoramento e atendimento telefônico.
» Dotar os guardas municipais com equipamentos e tecnologia modernos e eficientes.
» Criação de núcleos de proteção ao cidadão (módulos locais)nos bairros com pelo menos dois guardas municipais em cada núcleo exercendo atividades que promovam a tranquilidade pública e a paz social. Bairros populosos devem ter mais de um módulo de forma a facilitar o rápido atendimento
» Elaborar planos locais de segurança pública em todos os bairros de Curitiba e no centro com a participação da sociedade; implementando projetos como "Vizinho Solidário", onde um conjunto de ações da Guarda Municipal em parceria com a população trabalhará na prevenção da criminalidade.
» Criar o sistema municipal de vídeo monitoramento, integrando sistemas já existentes públicos e privados, e ampliando para as áreas definidas em comum acordo com os conselhos de segurança comunitários priorizando os pontos de maior insegurança nos bairros.
» Criação dos Eixos Monitorados pela Guarda Municipal.
» Instalar portais nas principais saídas do município, os quais funcionarão como módulos locais da Guarda Municipal. Terão equipamentos de leitura de placas de automóveis, para coibir roubos. Veículos que não reduzam a velocidade e/ou com ocupantes suspeitos serão abordados.
» Melhorar a iluminação nas ruas, avenidas, praças e parques em projetos que inibam a criminalidade.
» Criação do observatório da segurança pública com a participação da universidade no diagnóstico da violência em Curitiba.
» Implantar o Programa Portal do Futuro rede de educação integral formada por escolas integrais, contra turnos e centros integrados de educação, cultura, esporte, ciência e profissionalização voltados, principalmente, para crianças e jovens.
» Implantar de fato o projeto Mulheres da Paz (Pronasci), onde as agentes comunitárias agirão como mediadoras de conflito na comunidade que trabalham na assistência social, na identificação dos meninos em relação às drogas, roubo e violência.
» Revitalização da área central em Curitiba, estimulando a moradia no centro da cidade. Uma maior densidade de moradores que vivem e circulam pelo centro ajudam a afastar a criminalidade.
» Criar o projeto de proteção ao jovem em situação de vulnerabilidade.
» Criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e de Conselhos comunitários em todos os bairros. Participação efetiva da população. Curitiba tem hoje apenas 35 conselhos; é preciso criar pelo menos um em cada bairro.
» Engajar os Conselhos Tutelares nas ações preventivas de segurança envolvendo crianças e adolescentes.
» Implantar um projeto para aumentar a segurança no trânsito, prevenindo e combatendo a violência no trânsito. Enfocar as consequências do uso de álcool e outras drogas x trânsito; a desvalorização da vida e a banalização da morte.
» Destinar parte do mobiliário urbano à divulgação de temas relacionada à cultura da paz e de segurança pública.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨ Luciano Ducci (PSB):
» Integrar o Sistema Curitiba de Controle Operacional, operando vigilância por câmeras específicas para Segurança Pública, totalizando 152 em 2012 e ampliando para mais 300 até 2014.
» Expandir a rede de minicentrais de monitoramento à razão de pelo menos uma em cada Regional.
» Reestruturar o Centro de Ocorrências da Defesa Social CODS, para que proporcione maior controle e gestão da segurança publica pela Guarda Municipal e contribua para o aumento da mobilidade do efetivo, para atuar com maior agilidade e flexibilidade, diminuindo o tempo de resposta nos atendimentos de ocorrências de 18 para 12 minutos.
» Criar um destacamento específico de guardas municipais atribuídos de grande mobilidade e qualificados em técnicas de controle de distúrbios civis CDC, para atuação em quaisquer eventos públicos realizados no município de Curitiba, proporcionando segurança e ordem pública nestes locais.
» Manter o efetivo da Guarda Municipal em média de 2.000 servidores, para atender às demandas da população curitibana e o crescimento dos próprios municipais, com qualidade dos serviços de segurança pública, e nos parâmetros orientados pela ONU, que estipula um agente policial para cada 250 habitantes, considerando o efetivo já existente das outras forças de segurança atuantes no município; manter amplo programa de educação continuada e permanente para a melhoria contínua da qualidade do efetivo.
» Manter um plano de prevenção a incidente e sinistro e garantir grupos setoriais treinados e qualificados, capazes de enfrentar de forma ordenada em situações de emergência, com minimização do número de vítimas, em órgãos municipais, parques, praças e logradouros municipais. Capacitar maior número possível de servidores e usuários destes locais para agirem em situações de emergências.
» Dar continuidade e ampliar, gradativamente, os programas: Bola Cheia, Papo Legal, Cão Amigo, Caravana do Bem, Rede de Colaboração Curitibana e Metropolitana, Exportando Ideias e Sistema Salomão.
» Ainda em fase inicial, a Rede Cristã de Agentes em Proteção e Prevenção às Drogas (REAGE) já está atraindo a participação de entidades representativas da sociedade (igrejas locais, lideranças, Instituições de Ensino, Redes, Associações, Ongs, Conselhos Municipais e Estaduais, Movimentos Sociais e entidades empresariais, cujo objetivo é viabilizar a implementação de um plano integrado nas políticas públicas sobre drogas, em três eixos de atuação: Prevenção, Família e Enfrentamento.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨ Rafael Greca (PMDB)
» Dobrar o efetivo da Guarda Municipal, melhorar os salários, intensificar a capacitação e renovar seu armamento.
» Assumir e legitimar a Guarda Municipal como a polícia do município.
» Reativar as torres de vigia dos Faróis do Saber.
» Criar módulos de segurança em todos os bairros.
» Multiplicar por, no mínimo dez, a capacidade do município em atender dependentes químicos através de parceria entre a prefeitura e os governos federal e estadual e entidades religiosas e sociais.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
» Implantar a Academia Superior da Guarda Municipal, para garantir o treinamento profissional dos agentes.
» Efetivar parcerias entre a Guarda Municipal e a polícia.
» Implantar 450 câmeras de segurança.
» Melhorar a iluminação pública, trocando as lâmpadas da cidade.
» Criação dos Conselhos Municipais de Segurança.
» Instituir o Vigilante dos Bairros, que vão ficar 24 horas fazendo o trabalho de vigia. Eles terão uma moto, uma roupa e um rádio amador que estará conectado com a Guarda Municipal.
» Parcerias com igrejas para combater o tráfico e o uso de drogas.
Deixe sua opinião