A exoneração dos dois funcionários indicados pelo PV Raphael Rolim e Rosana Souza de Oliveira motivou a abertura do processo no conselho de ética contra o vereador Professor Galdino?
A exoneração do Raphael sim. Porque ele é um dirigente partidário que estava lotado no gabinete do vereador, que trabalha para ele (Galdino), para os outros dois vereadores (do PV) e para todo o partido. Ele é um dirigente partidário e o vereador não poderia ter demitido ele sem avisar.
Galdino argumenta que avisou sobre a possibilidade de exoneração caso Raphael e Rosana não fossem trabalhar no gabinete. O senhor não tem registro disso?
Pode ser que tenha tido conversa. Mas o que é trabalhar? Num gabinete cabem três pessoas. Há vereador que tem 19 comissionados lotados. Onde estão essas pessoas? Nos escritórios dos vereadores. O vereador pode colocar os funcionários em qualquer lugar da cidade.
Mas qual era a relação entre o Galdino e Raphael?
O Raphael trabalha para ele, trabalha para os outros dois e para todo o partido. Qual a relação? Com um mês e meio de Câmara não tinha nenhuma relação.
E a Rosana?
A Rosana era uma secretária do partido, que prestava serviço para todos. Ela não foi mantida depois da exoneração porque tivemos de fazer um rearranjo e não podíamos deixar o Raphael na rua da amargura.
Então eles estavam nomeados no gabinete do vereador, recebendo pela Câmara, mas prestando um serviço para o PV. Isso é certo?
A Rosane (Ferreira) que é nossa deputada (estadual) tem quase 20 servidores, mas apenas três no gabinete. O resto todo está em Araucária, na sede do partido na cidade e também no escritório político dela. É assim que é a política. O PV não pode entrar numa estrutura dessa e falar que não é assim que funciona. Como diz o (Fernando) Gabeira: "Vamos supor que a realidade existe". Vamos parar de viver no mundo do sonho e viver no mundo real da política. Veja quantos estão lotados no gabinete do (vereador João Cláudio) Derosso (PSDB). Você não sabe nem a metade dos que tem lá. Sabe os nomeados no gabinete. Mas e os (servidores) das comissões? Na presidência? No PT, 50% é o partido quem indica. Vá ver se eles estão lá no gabinete. Eles estão trabalhando no partido, trabalhando para todos. (CO)