"Estou há muito tempo sem dar entrevistas e não gostaria de falar sobre política."

CARREGANDO :)

Jaime Lerner (PSB), ex-governador do estado, ao ser procurado pela reportagem para uma entrevista.

Confirmado – O governador Roberto Requião confirmou a vinda da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, para o Paraná na terça-feira da semana que vem. Ela deve conversar com a equipe do governo do Paraná sobre as demandas do estado com o governo federal. A vinda de Dilma foi acertada por Requião durante visita ao presidente Lula, em novembro.

Publicidade

Disputa – O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) está na lista de nomes que vem sendo analisada por parlamentares de cinco partidos como alternativa para a presidência da Câmara. Na segunda-feira, em São Paulo, o grupo – formado por PPS, PMDB, PSB, PP e PV – deve definir entre os nomes da lista quem será o indicado para disputar o comando da Casa contra os deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), que já se lançaram na disputa.

Bem cotado – Essa é a segunda indicação de Serraglio para um cargo importante em Brasília. No mês passado, o deputado foi indicado pelo PMDB para a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), mas desistiu da disputa após eleição prévia.

Tucano – O nome de Gustavo Fruet (PSDB) também foi cogitado para disputar a presidência da Câmara. O nome de Fruet foi lembrado pelo deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), um dos articuladores do movimento que defende candidatura paralela às de Aldo e Chinaglia.

Indicação – O ministro da Agricultura no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi Roberto Rodrigues, com quem o governador Roberto Requião (PMDB) teve sérias desavenças. Parlamentares paranaenses afirmam que Rodrigues goza de muita influência tanto no setor quanto com Lula. Eles não acreditam que o presidente aceitaria uma indicação de Requião nesse setor. Ou seja, há poucas chances para o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB).

Ligação 1 – Uma das principais testemunhas de defesa do policial civil Délcio Augusto Rasera, preso por executar escutas telefônicas ilegais, é Alberto Soethe Lepaski da Silva. Foi ele, inclusive, quem compareceu com o investigador ao fórum de Campo Largo, em um veículo Jaguar, na semana passada. Lepaski foi secretário de Estado do Esporte e Turismo na administração de Jaime Lerner. Ele assumiu o cargo após o falecimento de Osvaldo Luís Magalhães dos Santos.

Publicidade

Ligação 2 – Alberto Lepaski sempre foi conhecido de Osvaldo Magalhães, desde o tempo em que este era alto funcionário do Banestado Leasing. Advogados que estão envolvidos no caso questionam mesmo se Roberto Requião (PMDB) não sabia das atividades de Délcio Rasera como araponga. O governador, durante a campanha eleitoral de 2006, disse que "as pedras e as árvores do Centro Cívico" sempre souberam dos "grampos" no Banestado.

Oposição – As declarações do governador Roberto Requião (PMDB) sobre a realização de um governo radicalmente de esquerda no Paraná não seduziram o presidente do diretório regional do PSol, Luiz Felipe Bergmann. "Vamos ser oposição, sem qualquer dúvida", afirmou. Ele promete um trabalho "de base", já que o partido não elegeu qualquer representante paranaense para a Assembléia Legislativa e Congresso Nacional.

Barreira – Bergmann afirmou que os correligionários no estado comemoram o fim da cláusula de barreira. E, para 2007, o trabalho será organizar a militância para o primeiro congresso nacional do partido. Segundo ele, o PSol tem 500 afiliados no Paraná. Bergmann foi candidato ao governo do estado numa chapa que ainda contava com o PSTU e o PCB.

Pinga-fogo

O novo afastamento do prefeito de Jaguariaíva, Paulo Homero Nanni, recebeu o apoio do deputado eleito Fábio Camargo ••• Explica-se: durante a campanha, Camargo teve de sair escoltado da cidade, após sofrer ameaças de pessoas ligadas ao prefeito ••• O confronto entre os dois começou ainda em 2005, quando Fábio Camargo foi o primeiro a denunciar Nanni à Justiça, a pedido de amigos na cidade ••• O prefeito em exercício Luciano Ducci tem provado que seu forte é mesmo atuar na saúde ••• Nesta semana em que está no comando da cidade, entregou ambulâncias, visitou a Unidade de Saúde da CIC, assinou termo de homologação do Hospital São Lucas e hoje entrega equipamentos à Maternidade Victor do Amaral.

Publicidade