Enquanto PDT e PT ensaiam uma aproximação, os petistas estão em rota de colisão com o PMDB. A executiva estadual do PMDB se reúne hoje para decidir se vai divulgar nota oficial rebatendo o PT. Segundo o presidente estadual do partido, deputado Waldyr Pugliesi, houve um "superdimensionamento" das declarações do governador Roberto Requião relacionando câncer de mama em homens e as paradas gays. Para Pugliesi, "houve oportunismo de muita gente, inclusive de petistas, que surfaram na frase do governador Roberto Requião". Um dos deputados que criticou o governador foi José Lemos, que também recebeu o troco com ofensas do líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB). O último desdobramento foi na sexta-feira, quando o PT divulgou nota oficial sobre a postura do partido na eleição de 2010 e em defesa de José Lemos. Para Pugliesi, os petistas atacaram Requião e Romanelli ao defender o deputado.
Aliás...
Até a oposição não ficou calada diante do bate-boca entre os dois partidos. O líder do PSDB, Ademar Traiano, disse ter estranhado o silêncio e a falta de ação do governador diante das críticas do PT. "O Requião levou um pau do Lemos e se encolheu. Nunca vi ele tão manso assim", disse.
Esvaziada
Os deputados estaduais estavam no ritmo de feriadão na sessão de ontem. Por volta das 17 horas o painel eletrônico registrava a presença de 43 deputados, mas apenas 10 estavam no plenário. Dos 9 projetos da pauta de votações, 7 eram declarações de utilidade pública.
Bola da vez
Facilitar a criação de novos municípios no Brasil. É esse o propósito de duas propostas de emenda à constituição que serão discutidas hoje no Congresso. No Senado, a Comissão de Constituição e Justiça se prepara para votar o parecer da PEC 13/03, de Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Na Câmara, o deputado Zequinha Marinho (PSC-PA) apresenta seu relatório da PEC 15/1996 para uma comissão especial que analisa o ambiente urbano. O objetivo dos dois projetos é devolver às assembleias legislativas a prerrogativa de criar novos municípios, direito previsto na Constituição de 1988 mas suspenso desde 1996.
Lobby
Os músicos aumentaram a pressão para que a Câmara Federal aprove a proposta que isenta de impostos CDs e DVDs. Ontem foi a vez do cantor sertanejo Zezé di Camargo visitar o presidente da Casa, Michel Temer, para pedir apoio à causa. A previsão dos músicos é que o projeto provocará a redução de até 25% nos preços finais de CDs e DVDs. Para Zezé di Camargo, os artistas em início de carreira também serão benef iciados. O músico diz acreditar no fortalecimento do mercado formal, que enfrenta concorrência dos CDs piratas.
Pinga-fogo
"Reunião no Dia dos Mortos?"
Do presidente estadual do PMDB, Waldyr Pugliesi, ironizando a reunião entre o senador Osmar Dias (PDT) e a presidente estadual do PT, Gleisi Hoffmann, que ocorreu na noite de Finados.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião