• Carregando...

Apesar de o presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), ter anunciado que a discussão sobre o nepotismo está encerrada neste ano, o deputado Ratinho Jr. (PPS) promete novas investidas. O parlamentar apresentou durante a semana a quarta proposta antinepotismo, que foi classificada como "demagógica" pelo presidente. Ratinho retrucou dizendo que "demagogo é quem se disfarça de democrata e pratica a velha política do coronelismo".

Escalação – "O Gustavo não é um candidato estepe. Seria o mesmo que dizer que o Robinho é reserva na seleção brasileira." A comparação foi feita pelo líder do PDT na Assembléia Legislativa, Luiz Carlos Martins. Confiante na candidatura do senador Osmar Dias (PDT), o deputado considera um caminho natural do PSDB buscar outra alternativa porque a oposição não pode girar em torno de um único nome. Fruet, segundo ele, tem uma história e não "está no banco".

Falha – O deputado federal Cézar Silvestri (PPS) diz que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acertou ao manter a proibição de brindes, showmícios e propaganda em outdoors na campanha deste ano, mas errou ao vetar o artigo que proíbe a divulgação de pesquisas eleitorais 15 dias antes da eleição. "Como esses levantamentos estão sujeitos a erros e o eleitor tem a tendência de votar no candidato que está na frente da pesquisa, a melhor solução seria proibir a divulgação às vésperas do pleito", afirmou.

Discussão – O projeto de reestruturação do plano de carreira dos funcionários do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) começa a ser discutido na terça-feira, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa. O relator da mensagem na CCJ, deputado Reni Pereira (PSB), quer ouvir os funcionários e a secretária de Administração, Maria Marta Lunardon, antes de emitir seu parecer. "É preciso ter a certeza de que o Executivo tem caixa para criar essas novas carreiras", disse.

Escolhido – Ramiro Wahrhaftig, ex-secretário de Educação, vai liderar a equipe paranaense responsável pela elaboração do plano de governo do candidato a presidente da República Geraldo Alckmin (PSDB) na área educacional. O professor participou na sexta-feira da primeira reunião com o grupo. Além do presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, estava presente o professor da Unicamp, Antônio Márcio Puaimain, coodenador do grupo executivo de programa de governo do tucano.

Melou – O adiamento da data da convenção nacional do PMDB de 11 para 29 de junho irritou o grupo pró-Requião. "Embolou o meio de campo. Se a tendência do partido for não lançar candidato a presidente dá para costurar alianças, senão teremos que botar o pé no freio", prevê o vice-líder do governo na Assembléia, Vanderlei Iensen (PMDB). O grupo do governador tem pressa para definir quem estará no palanque na campanha de reeleição, mas a indefinição na disputa presidencial está atravancando o processo.

Vice – Entre os tucanos, crescem as apostas em torno do nome da deputada estadual Cida Borgheti (PP) como candidata a vice-governador numa eventual chapa encabeçada pelo deputado federal Gustavo Fruet. Pesa na escolha o fato de Cida ser do interior ( de Maringá), ser representante do sexo feminino e pertencer a um dos partidos aliados da coligação de oposição. De quebra, ainda é mulher do deputado federal Ricardo Barros (PP). A avaliação é de que faria uma dobrada harmônica com Fruet, que tem base eleitoral em Curitiba.

Na mira – Apesar de o senador Alvaro Dias (PSDB) ainda não descartar totalmente a possibilidade de disputar o governo do estado nas eleições de outubro, já está procurando o melhor perfil para seu suplente, caso mantenha a disposição de concorrer a reeleição. A lista tem três empresários bem conhecidos: Joel Malucelli, Chico Simeão e Orovisto Guimarães.

Pinga-fogo

* O deputado estadual Aílton Araújo (PPS) está em campanha para disputar a reeleição

* Apesar de a convenção da Igreja Quadrangular ter definido apoio oficial ao ex-deputado estadual Fernando Guimarães, Araújo também terá suporte político de dentro e fora do meio evangélico

* A Assembléia vota esta semana o projeto de lei do deputado estadual Ademar Traiano (PSDB) que obriga as emissoras de rádio e televisão a veicular, durante a programação, informações passadas pela polícia civil e militar a respeito de crianças seqüestradas

* O vereador de Curitiba Ney Leprevost (PP) está defendendo que o Estatuto do Idoso não seja tratado como "letra morta", mas colocado em prática

* Durante palestra para 3 mil pessoas em Foz do Iguaçu, no segundo encontro estadual sobre o tema, o pré-candidato a deputado estadual disse que "só o empenho das autoridades" pode melhorar a situação da terceira idade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]