O projeto de lei que define o município de Paranavaí, na região Nororeste, como sede da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) foi aprovado em primeira e em segunda votação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta terça-feira (4) após uma confusão nas galerias do plenário. A proposta teve 45 votos favoráveis no primeiro turno de votos e 46 no segundo. À tarde, o princípio de confusão chegou a interromper a primeira votação do projeto. O empurra-empurra teve início quando um rapaz começou a incomodar, com um cartaz, as pessoas presentes nas galerias do plenário. Ele era um dos diversos manifestantes presentes no local que exigiam a instalação da reitoria da Funespar em Curitiba, e chegou a ser abordado por seguranças da casa que pediram que ele se sentasse.
Durante a confusão o deputado Valdir Rossoni (PSDB) chegou a solicitar que o homem fosse retirado do plenário, onde também havia manifestantes que apoiavam o local escolhido para sediar a reitoria da instituição.
Não atendendo ao pedido dos seguranças, o rapaz se retirou das galerias e seguiu em direção aos gabinetes da Casa. Ele teria sido encontrado no gabinete do deputado Anibelli Neto (PMDB), onde estava tomando água. Depois de encontrado, o jovem, que portava também uma bandeira da União Nacional dos Estudantes (UNE), foi preso e retirado da Alep.
Com a aprovação, a proposta, que foi dispensada de análise de redação final porque não recebeu emendas, segue agora para o veto ou sanção do governador Beto Richa(PSDB).
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Brasil cai em ranking global de competitividade no primeiro ano de Lula
Deixe sua opinião