O projeto de lei que define o município de Paranavaí, na região Nororeste, como sede da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) foi aprovado em primeira e em segunda votação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta terça-feira (4) após uma confusão nas galerias do plenário. A proposta teve 45 votos favoráveis no primeiro turno de votos e 46 no segundo. À tarde, o princípio de confusão chegou a interromper a primeira votação do projeto. O empurra-empurra teve início quando um rapaz começou a incomodar, com um cartaz, as pessoas presentes nas galerias do plenário. Ele era um dos diversos manifestantes presentes no local que exigiam a instalação da reitoria da Funespar em Curitiba, e chegou a ser abordado por seguranças da casa que pediram que ele se sentasse.
Durante a confusão o deputado Valdir Rossoni (PSDB) chegou a solicitar que o homem fosse retirado do plenário, onde também havia manifestantes que apoiavam o local escolhido para sediar a reitoria da instituição.
Não atendendo ao pedido dos seguranças, o rapaz se retirou das galerias e seguiu em direção aos gabinetes da Casa. Ele teria sido encontrado no gabinete do deputado Anibelli Neto (PMDB), onde estava tomando água. Depois de encontrado, o jovem, que portava também uma bandeira da União Nacional dos Estudantes (UNE), foi preso e retirado da Alep.
Com a aprovação, a proposta, que foi dispensada de análise de redação final porque não recebeu emendas, segue agora para o veto ou sanção do governador Beto Richa(PSDB).