• Carregando...

O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, amanheceu lotado e voltou a operar com problemas neste sábado (30). Dos 16 vôos programados para as primeiras horas desta manhã, até às 6h30, 15 foram cancelados - nove pousos e seis decolagens - e uma partida está atrasada em 45 minutos.

O Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, está operando por instrumentos e enfrenta problemas em 20 vôos. São 12 chegadas e sete partidas atrasadas e um vôo cancelado no período entre 2h30 e 6h30 deste sábado. A exemplo do que ocorre em Congonhas, os balcões de atendimento também estão lotados.

Congonhas ficou mais de três horas fechado na noite de sexta-feira (29) por conta de uma forte neblina, reabrindo apenas para decolagens às 23h10. O aeroporto, no entanto, seguiu fechado para pousos até o encerramento das operações, à meia-noite. Nesse período, só oito vôos foram autorizados a decolar.

Por conta do fechamento, às 19h45, boa parte das 40 operações previstas até o fim do dia precisaram ser transferidas para Cumbica. As partidas da Gol foram transferidas para o Viracopos, em Campinas, a 95 km de São Paulo.

Algumas companhias remarcaram os vôos para a manhã deste sábado, em Congonhas e Cumbica. BalançoDas 275 partidas programadas das 5h30 às 22h de sexta, 33 foram canceladas e 64 sofreram atrasos de mais uma hora. Em Cumbica, da 0h às 22h desta sexta, das 265 partidas previstas, 50 haviam sofrido atrasos superiores a uma hora e 18 haviam sido canceladas.

Entre os motivos a Infraero diz que é devido ao início das férias de julho, com aumento de passageiros, já que o aeroporto está operando normalmente. O Aeroporto de Congonhas operou por meio de instrumentos na manhã desta sexta devido ao mau tempo em São Paulo. De acordo com a Infraero, o motivo foram as nuvens baixas, que prejudicaram o contato visual. Abertura da pista principalA pista principal do Aeroporto de Congonhas reabriu ao meio-dia desta sexta-feira, depois de 45 dias de reformas. Os vôos que haviam sido transferidos para Guarulhos voltam para Congonhas, mas o número de pousos e decolagens deve ser menor do que antes da obra.

Um vôo da Varig que partiu para Salvador, na Bahia, foi o primeiro a decolar da pista principal após a reabertura. O avião partiu às 12h12.

Com a reabertura da pista, Congonhas terá 44 pousos e decolagens por hora, um pouco abaixo das 48 operações que ocorriam antes das obras. Durante a reforma, o número caiu para 33 pousos e decolagens.

Nesta primeira fase de obras, que começou em 14 de maio, foi efetuada a recuperação geométrica de extensão da pista de pouso e decolagem, com a correção das declividades, além da substituição de camadas desgastadas de asfalto.

Novo horárioCongonhas voltará a funcionar em seu horário normal a partir deste sábado. Em função das obras de reforma da pista principal, o aeroporto vinha operando das 5h30 à meia-noite durante a semana, das 6h às 23h nos sábados, e das 7h à meia-noite nos domingos. Agora, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aeroporto voltará a operar das 6h às 23h todos os dias da semana.

Com o fim das obras e a retomada de operações na pista principal, os vôos que haviam sido transferidos para o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, voltam para Congonhas. A TAM, empresa mais afetada pela reforma, anunciou a volta de 42 vôos. Destes, 38 haviam sido transferidos para Cumbica e quatro estavam cancelados.

A Gol Transportes Aéreos informa que serão retomados os dez vôos que haviam sido transferidos do Aeroporto Internacional de Congonhas para o aeroporto de Guarulhos durante o período das obras na pista principal do Aeroporto da capital. Os destinos dos vôos que sofreram alteração são: Florianópolis (SC), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Uberlândia (MG), Goiânia (GO), Caxias do Sul (RS) e Vitória (ES).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]