O Congresso da Primavera, evento realizado pela seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), que marcou o primeiro dia da Semana da Cidadania, teve pouco público, mas trouxe discussões pertinentes para o atual momento do Brasil. Essa é a avaliação da advogada Zuleika Loureiro Giotto, uma das organizadoras do encontro. "Os deputados do Paraná, que disseram estar atentos ao chamado das ruas, não fizeram sequer uma audiência pública para consultar a população sobre suas demandas. É lamentável, mas fica nesse primeiro dia a intenção clara das entidades de contribuir para o debate", declarou.
Focados nas manifestações de junho, os debates trouxeram convidados como o sociólogo Demétrio Magnoli, que deu um panorama geral da situação política do Brasil a partir dos protestos, e o ex-ministro do Superior Tribunal Eleitoral Torquato Jardim, que abordou o impacto das jornadas de junho no papel da política eleitoral. "Vimos nas ruas uma manifestação quantitativamente grande, e qualitativamente também, e isso não afetou o processo eleitoral. O padrão político é o mesmo, e os donos do poder são os mesmos", afirmou.
Serviço
A programação da Semana da Cidadania segue hoje e amanhã por conta do Sistema Fiep, que traz o Fórum Internacional Transparência e Competitividade, e termina na sexta-feira com a mesa redonda "A Crise de Representatividade da Democracia Brasileira e a Jurisdição Eleitoral: Ativismo ou Auto-contenção?", no auditório da pós-graduação da Universidade Positivo.