O Congresso Nacional ajusta os últimos detalhes para a cerimônia de posse da presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, que será realizada neste sábado (1º).
É no Congresso que Dilma será empossada, ou seja, se tornará oficialmente a presidente do Brasil. Depois, ela seguirá para o Palácio do Planalto para receber a faixa presidencial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Para a cerimônia, tapetes vermelhos já foram colocados em todo o caminho que será percorrido pela presidente nas dependências da Câmara e do Senado. A previsão é de que Dilma suba a rampa do Congresso, mas, caso esteja chovendo, a entrada será feita pela Chapelaria, o acesso principal do Legislativo.
No plenário onde Dilma será empossada, técnicos ajustavam o áudio nesta quinta-feira (30) e funcionários faziam a limpeza do local. O cerimonial já cercou com faixas os espaços onde haverá acesso restrito.
Nesta sexta (31) serão concluídas as instalações dos equipamentos de televisão da TV Câmara e da TV Senado, que farão a transmissão da posse. Os telões espalhados pelo Congresso para transmitir a posse também ainda devem ser ajustados.
Infiltração
Enquanto centenas de pessoas trabalhavam nos últimos detalhes da posse no fim da tarde desta quinta (30), o G1 flagrou uma infiltração no teto na Galeria dos Presidentes da Câmara dos Deputados, recinto que fica ao lado do plenário, onde Dilma será empossada.
Em pelo menos três pontos do teto do recinto, há goteiras por conta das infiltrações, segundo funcionários da manutenção. Eles disseram à reportagem que reportariam a situação ao responsável pela manutenção.
Segurança
Na área do cerimonial militar e segurança, de responsabilidade do Exército, o foco desta sexta será a recepção dos chefes de governo e Estado que chegarão ao Brasil para a posse. Até esta quinta-feira estavam confirmadas as presenças de representantes de 132 países.
Nesta quinta, de acordo com o Itamaraty, três autoridades internacionais já estavam em Brasília: Abbas El Fassi, chefe de governo do Marrocos; Boyco Borissov, primeiro-ministro da Bulgária; e Mahmoud Abbas, chefe da Autoridade Nacional Palestina.
Festa popular
Após receber a faixa presidencial, Dilma discursará no parlatório do Palácio do Planalto, que foi coberto por conta da chuva nos últimos dias em Brasília.
No fim da tarde, começa o show "Cinco Ritmos do Brasil", na Praça dos Três Poderes, com as cantoras Elba Ramalho, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Mart'nália e Zélia Duncan.
As apresentações musicais, com entrada franca, começam às 10h e vão até as 21h, na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes.
- Posse de Dilma já tem representantes de 132 países confirmados
- Chanceler representará Argentina na posse de Dilma
- EUA confirmam vinda de Hillary Clinton para a posse de Dilma
- Presidente palestino chega a Brasília na quinta-feira
- Agentes mulheres da PRF farão escolta de Dilma no dia da posse
- Mil homens trabalharão na segurança da posse de Dilma, diz Planalto
- Cristina Kirchner não participará da posse de Dilma
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas