Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) proposta do senador Marco Maciel (PFL-PE) que altera para o dia 3 de janeiro a data de posse do presidente da República, dos governadores de estado e do Distrito Federal e também dos prefeitos.
Maciel argumentou, na justificação da proposta, que a posse dos chefes do Poder Executivo no dia 1º de janeiro "cria dificuldades significativas para o comparecimento de líderes estrangeiros e de autoridades nacionais".
Na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 1º, os chefes de Estado nem foram convidados pelo governo brasileiro, pois a data, logo após as festas de final de ano, poderia dificultar a viagem de líderes de outros países a Brasília. O fato chegou a ser abordado pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia de sua posse, em discurso no Parlatório, em frente ao Palácio do Planalto.
- Muita gente importante eu estou vendo daqui, muita gente que veio nesta segunda-feira chuvosa prestigiar essa posse, que lamentavelmente a gente não conseguiu mudar e continua sendo no dia 1º de janeiro, quando poderia ser numa sexta-feira, para a gente fazer, realmente, uma grande festa - disse Lula.
Na Câmara dos Deputados, também tramita a proposta do deputado Milton Monti (PL-SP), que também propõe que a data passe a ser o dia 3 de janeiro.
Deixe sua opinião