O deputado federal Reinhold Stephanes está com 67 anos, nascido em Porto União (SC) em 13 de agosto de 1939. Filho de pequenos produtores rurais, o político é formado em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especializado em Administração Pública, na Alemanha, e em Desenvolvimento Econômico, pela CEPAL/ONU. Stephanes trabalhou no Ministério da Agricultura durante oito anos, no início dos anos 70, e foi Secretário da Agricultura do Paraná de 1979 a 1981.
No Ministério da Agricultura, foi Conselheiro do Fundo Nacional Agropecuário; Secretário de Planejamento; Diretor do INCRA (1970 1973); Secretário Geral Substituto; Presidente da Comissão da fusão do INDA e IBRA e criação do INCRA; e Coordenador da comissão de criação da EMBRAPA.
Também presidiu a Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), entre 1981 e 1983, entidade científico-cultural, que promove intercâmbio entre os estudiosos de temas centrais do desenvolvimento da agricultura do Brasil, com mais de mil pós-graduados das áreas de Economia, Sociologia Rural, Administração e Extensão. No Congresso, Stephanes presidiu várias comissões, como a de Economia, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; de Previdência e Assistência Social; e Especial para Análise das Medidas do Plano Real; além de ser membro titular da Comissão de Agricultura e Política Rural. No Executivo Federal, foi presidente do Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) 1974 a 1979 (Não existia Ministério da área - durante o governo Geisel); Ministro de Estado do Trabalho e Previdência Social - de 20 de janeiro a 5 de outubro de 1992; Ministro de Estado da Previdência e Assistência Social de 1 de janeiro a 31 de janeiro de 1995 (saiu para assumir como deputado federal, depois se licenciou e retornou ao Ministério); Ministro de Estado da Previdência e Assistência Social - de 2 de fevereiro de 1995 a 3 de abril de 1998. No Executivo Estadual (Paraná), foi secretário de Estado de Administração 2003/2004 e Secretário de Planejamento e Coordenação-Geral do Paraná 2005 a 2006.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião