Fruet: decisão já tomada?| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo
CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

Mário Celso Petraglia disse ontem à rádio BandNews que será um "conselheiro" da campanha de Gustavo Fruet (foto) para a prefeitura de Curitiba no ano que vem. Disse que usará "sua experiência" para ajudar Fruet, que nunca disputou uma majoritária. À tarde, porém, Fruet disse que, embora tenha conversado com Petraglia, não tem nenhum "conselheiro" oficial. "Não tenho nenhuma estrutura de campanha por enquanto. Preciso primeiro resolver a questão partidária", disse. Aliás: a próxima conversa de Fruet será com Osmar Dias (PDT). Mas ainda não há data definida. "Estou esperando a agenda dele", afirmou Fruet.

Duelo dos ex

Publicidade

Jaime Lerner (foto) e Roberto Requião devem se enfrentar novamente na Justiça. Na semana passada, a Justiça considerou que o crime envolvendo a implantação irregular de uma praça de pedágio na Lapa prescreveu. Lerner foi condenado pela Justiça Federal por não ter realizado licitação para escolher a concessionária que tocaria o trecho. Agora, Lerner deve recorrer à Justiça para que puna Requião por crime contra a honra. Chamado a se manifestar sobre o caso do pedágio na Justiça, Requião não perdeu a chance de cutucar o rival.

Para pensar...

"Todo mundo sabe que é um problema que tem 20 anos dentro daquele órgão. É muito bom que a presidenta [Dilma] tenha modificado todo mundo."

Tarso Genro (PT), governador do Rio Grande do Sul.

Braço sindical

Publicidade

De olho nas próximas eleições, o PSDB decidiu criar um braço sindical e quer atrair o segmento com bandeiras como a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e o fim do fator previdenciário. A estratégia tucana é agressiva: o partido vem filiando sindicalistas com a promessa de vagas para disputar as eleições municipais. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil em São Paulo, Antônio de Sousa Ramalho, que é tucano, disse que a meta é filiar 350 sindicalistas. A estratégia é nacional: em Minas Gerais, o presidente do partido, o deputado federal Marcus Pestana, diz que a intenção é filiar 150 sindicalistas no próximo dia 20.

Ditadura

O Ministério da Justiça deu a um grupo de 12 familiares de mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar (1964-1985) acesso irrestrito a todos os documentos do Arquivo Nacional, no qual estão guardados centenas de milhares de papéis relativos ao regime. Para outras pessoas, o acesso é reservado aos eventuais arquivos sobre si mesmo ou parentes. Terceiros precisam ser autorizados para ler os papéis. A liberação ao grupo foi permitida por uma portaria assinada pelo ministro José Eduardo Cardozo, publicada na última quinta-feira no Diário Oficial da União.

Proibido. Ou quase

Entre 2009 e 2011, o número de empresas que estão impedidas de negociar com o governo aumentou 68%. Segundo levantamento da ONG Contas Abertas, até a última quarta-feira, 590 companhias eram consideradas inidôneas. Há dois anos, eram 350. Apesar do impedimento de negociar com companhias nestas condições, um órgão vinculado ao Dnit promoveu oito aditivos em contratos com a Eram – Estaleiro do Rio Amazonas, uma empresa considerada inidônea pelo governo do Amazonas.

Publicidade

Prévias

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou ontem que seja contra a realização de prévias no PT para a escolha dos candidatos do partido que disputarão as eleições municipais de 2012. "Eu que propus a criação de prévias no PT", disse. Lula foi questionado porque vem trabalhando para viabilizar a escolha do ministro da Educação, Fernando Haddad, como candidato do PT à prefeitura de São Paulo, descartando a realização de prévias.