O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara aprovou nesta quarta-feia (3) a penalidade de censura escrita ao deputado Devanir Ribeiro (PT-SP). Foram 18 votos favoráveis ao parecer do relator, deputado Marcos Rogério (PDT-RO). Ele recomendou que a Mesa da Câmara faça censura por escrito ao petista.
Devanir Ribeiro foi investigado pelo conselho, a pedido do DEM, por ter agredido o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). No plenário da Câmara, enquanto Onyx fazia um pronunciamento, Devanir retirou-lhe o microfone e o agrediu verbalmente dizendo: "Esse canalha aqui [Onyx] não tem nada de fazer isso". O episódio ocorreu durante uma discussão relacionada a um protesto feito pelo DEM sobre uma exposição comemorativa dos 33 anos do PT.
No início do mês de junho, o relator da representação chegou a apresentar parecer preliminar propondo a abertura de processo de cassação do mandato do deputado Devanir Ribeiro. Diante dos debates no colegiado, o relator desistiu de propor a abertura de processo de cassação e optou por propor a penalidade de censura por escrito.
Agora, caberá ao Conselho de Ética encaminhar à Mesa Diretora da Câmara a decisão tomada pelo colegiado para que faça a censura por escrito ao deputado Devanir Ribeiro. Presente à reunião do conselho, Devanir Ribeiro agradeceu aos integrantes do colegiado pela forma como foi conduzida a investigação.
Deixe sua opinião