O relator do processo de cassação contra o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), irá apresentar o parecer final na manhã desta quinta-feira.
- Já está marcada para segunda-feira a sessão de julgamento, às 18h30, disse Carneiro. A entrega estava prevista para esta quarta-feira, mas foi adiada em razão do depoimento do presidente nacional do PL, ex-deputado Valdemar Costa Neto.
Nesta quarta, Costa Neto encaminhou cópia do depoimento prestado à CPI do Mensalão, como forma de não ser ouvido pelo Conselho de Ética. O ex-deputado, porém, foi informado pela assessoria jurídica do conselho de que sua presença era indispensável, uma vez que o PL é autor da representação contra Roberto Jefferson. Em pouco mais de uma hora, Costa Neto reafirmou tudo o que já havia dito na CPI na terça.
Antes do depoimento de Valdemar Cosa Neto, sua ex-esposa, Cristina Caldeira, entregou ao presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), um convite feito a Costa Neto pelo Ministério das Relações Exteriores de Taiwan. Contudo, ela não afirmou no que o convite poderia comprometer o ex-deputado.
Em depoimento ao Conselho de Ética, Cristina afirmou que existiu uma operação entre o ex-tesoreiro do PT, Delúbio Soares, e Valdemar Costa Neto no final de 2002, quando o governo de Taiwan teria doado US$ 2 milhões ao Partido dos Trabalhadores.
Para Ricardo Izar, era desnecessária a presença de Cristina Caldeira na reunião do Conselho.
- Não gostei, ela quis transformar o conselho em um palco.
Em relação ao depoimento do presidente do PL, Izar disse que "não acrescentou muito ao processo, já que ele (Valdemar) repetiu o que havia dito a CPI.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião