O presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), anunciou divulgou a agenda de trabalho para os próximos dias. Na próxima terça-feira os integrantes do conselho se reunirão às 10 h para leitura e voto do novo parecer sobre o processo contra o deputado Pedro Henry (PP-MT). Apesar de Henry ter sido absolvido na quinta-feira pelo Conselho da acusação de envolvimento no suposto esquema do mensalão, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) precisa elaborar um novo parecer, pela absolvição, para que seja votado no conselho e, posteriormente, encaminhado ao plenário.
Já na quinta-feira, será lido e votado o proceesso contra o deputado João Magno (PT-MG). O relator, deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), recomendou cassação do mandato do petista, que é acusado de ter recebido R$ 426 mil das contas do empresário mineiro Marcos Valério, suposto operador do mensalão.João Magno alega, em sua defesa, que recebeu os recursos em boa-fé, por orientação da direção nacional do PT. O dinheiro foi utilizado para saldar dívidas de sua campanha a deputado federal, em 2002, e a prefeito do município de Ipatinga (MG), em 2004. Porém, a prestação de contas ao TRE de Minas Gerais só foi feita em outubro de 2005, depois das denúncias.
Na terça-feira da semana seguinte, dia 21, às 14h, o Conselho de Ética ouvirá cinco testemunhas arroladas pela deputada Angela Guadagnin (PT-SP), relatora do processo contra o deputado José Janene (PP-PR): João Cláudio Genu, assessor da liderança do PP; Marcos Valério; Simone Vasconcelos, diretora financeira da agência SMPB; Enivaldo Quadrado, diretor da corretora Bonus-Banval; e Eliane Alves Lopes, que foi citada por Simone Vasconcelos como uma das funcionárias da SMPB que distribuíam recursos do PT a deputados.
No período do dia 20 ao dia 24, dois outros casos terão seus relatórios lidos e poderão ser votados - contra o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), Josias Gomes (PT-BA) ou José Mentor (PT-SP).
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião