Brasília (Folhapress) O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados recebeu os quatro pedidos de cassação que o presidente da Casa, Severino Cavalcanti (PP-PE), estava segurando na Mesa Diretora: o do deputado José Dirceu (PT-SP), ex-ministro da Casa Civil; do deputado Sandro Mabel (PL-GO), líder do PL na Câmara; e dos deputados do PTB de Minas Gerais Francisco Gonçalves e Romeu Queiroz.
Dirceu é acusado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de ser responsável pelo pagamento de mensalão a deputados da base aliada do governo na Câmara. Mabel é acusado de ter oferecido R$ 1 milhão mais R$ 30 mil por mês para a que a deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO) trocasse de partido, filiando-se ao PL. Gonçalves é acusado por ter afirmado que sabia da existência de malas de dinheiro no Congresso e, mesmo assim, não ter denunciado o fato na época. Já Queiroz responderá por constar na lista de pagamentos efetuados pela diretora financeira da agência SMP&B, de Marcos Valério.
O presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar (PTB- SP), afirmou que iniciará hoje, as 15 h, o processo contra esses quatro parlamentares, nomeando os relatores desses quatro casos. Com isso, após esse horário, mesmo que renunciem, esses deputados não ficarão livres da de uma possível punição caso o plenário decida pela cassação dos mandatos, tornando-os inelegíveis por oito anos após o término do atual mandato.
Na reunião de ontem, o presidente do Conselho criou uma comissão formada pelos deputados Nelson Trad (PTB-MS), Ann Pontes (PMDB-PA) e Júlio Delgado (PSB-MG) para analisar preliminarmente os processos contra os deputados do PTB Sandro Mattos (RJ), Neuton Lima (SP), Joaquim Francisco (PE) e Alex Canziani (PR), enviados na segunda-feira ao conselho pelo presidente da Câmara, Severino Cavalcanti.
Essa comissão vai avaliar se dá prosseguimento ou não aos processos contra estes quatro deputados. Ao apresentar o pedido de cassação contra eles, o PL argumentou que por suposição eles teriam usado caixa 2 já que o presidente licenciado do PTB, Roberto Jefferson, admitiu ter recebido RS 4 milhões para pagar despesas de campanha de seu partido. Os quatro deputados foram candidatos em seus municípios nas eleições do ano passado. O paranaense Alex Canziani foi candidato à prefeitura de Londrina.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”