• Carregando...

Na disputa pela presidência do PT em Curitiba – diferente do que ocorre nas eleições estadual e federal – os grupos de esquerda do partido se uniram em torno da candidatura do ex-vereador Adenival Gomes. A chapa tem o apoio dos deputados federais Dr. Rosinha e Dra. Clair, dos deputados estaduais Tadeu Veneri e Padre Paulo e da vereadora Professora Josete, entre outros.

Debate – Os candidatos à presidência estadual do PT realizaram um debate domingo em Maringá. O ex-prefeito da cidade João Ivo Caleffi, que é um dos candidatos, também adotou o discurso que o "PT tem de voltar à base, aos movimentos sociais e ser o partido dos operários, dos sem-teto, dos sem-terra". No Paraná, o partido tem 50 mil filiados, em condições de participar da votação marcada para 18 de setembro.

Mudanças – O deputado federal Dr. Rosinha afirma que o início da solução para a crise que atinge o PT deveria ser o afastamento imediato, tanto da direção partidária quanto de todos os petistas sobre os quais pesem suspeitas. "O Tarso Genro, apesar de toda a sua vontade para liderar o processo, não terá condições para tanto. Seu nome foi imposto pelo Campo Majoritário", analisou Rosinha, sobre a situação do novo presidente do partido.

Porto – O governador Roberto Requião disse, na reunião do secretariado, que os deputados Ricardo Barros (PP), Eduardo Sciarra (PFL) e Luiz Hauly (PSDB), ao pedirem intervenção do Ministério dos Transportes no Porto de Paranaguá, estão agindo de má-fé.

Super-homem – O governador disse que recebeu por telefone uma mensagem de sua filha que dizia: "Pai, o Papa morreu, o Exterminador do Futuro se elegeu governador da Califórnia, o Lula está seguindo a política neoliberal e o super-homem não existe mais. O que será de nós?".

Auto-escola – O vereador Tito Zeglin (PDT) apresentou um projeto que propõe que os centros de formação de condutores tenham ao menos um carro adaptado para aprendizado de pessoas portadoras de deficiência.

Consumação – A Associação de Bares e Casas Noturnas quer que os vereadores aprovem um projeto de lei estabelecendo que o cliente escolha entre pagar consumação mínima e entrada. Desde a aprovação de uma lei, no início do ano, impedindo consumação mínima, os bares têm sentido dificuldades.

Popularidade – O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) está tendo dificuldades de freqüentar lugares públicos depois que foi escolhido sub-relator da CPI dos Correios. Fruet marcou uma reunião com o vereador Celso Torquato em um restaurante do Portão. O assédio para tirar fotos foi tão grande que o encontro que decidiria o futuro político de Torquato foi adiado e remarcado para o escritório político de Fruet.

Procurando – O líder dos tucanos na Câmara de Curitiba, Luís Ernesto, expediu um requerimento ao presidente da casa legislativa, João Cláudio Derosso, solicitando informações sobre a CPI dos caça-níqueis. Luís está indignado com o estado letárgico da comissão.

Inclusão – Amanhã, a Câmara dos Vereadores discute a inclusão de deficientes visuais nas escolas de Curitiba. Segundo o idealizador do debate, o vereador Paulo Salamuni (PV), o objetivo do encontro é abrir espaço para discutir não só a necessidade da inclusão de deficientes, mas as formas como isso pode ser feito. "É preciso refletir se as escolas estão preparadas para receber esses alunos", afirma.

Nas pesquisas – Embora reafirme que é candidato à reeleição ao governo do Paraná, Requião inscreveu seu nome para as pesquisas internas do PMDB que servirão como base para a avaliação das pré-candidaturas. Os peemedebistas da Assembléia preferem que o governador concorra no estado para não deixar o grupo órfão.

Gastos – Para concorrer à Presidência da República, o ex-governador do Rio Anthony Garotinho terá que se livrar da sentença da Justiça Eleitoral de Campos-RJ, que tornam o ex-governador e Rosinha Garotinho (sua mulher e atual governadora do Rio) inelegíveis até 2007. A sentença, por enquanto está suspensa. A condenação foi por abuso de poder econômico na eleição do prefeito de Campos, Geraldo Pudim (PMDB), em 2004.A Comissão especial criada pelo TSE para estudar e propor mudanças na atual legislação eleitoral fará sua primeira reunião na próxima sexta-feira, às 10 horas, em Brasília.

Pinga-fogo

* Formada por juristas e especialistas em Direito Eleitoral, a comissão vai elaborar projeto de lei que será encaminhado ao Congresso Nacional.

* A deputada estadual Cida Borghetti (PP) reuniu-se com o governador Roberto Requião e a secretária da Administração e Previdência, Maria Marta Lunardon, para pedir que o governo apresse a concessão do reajuste salarial dos policiais civis.

* O prefeito de Curiúva, Márcio Mainardes (PMDB), afirma que o reajusta do salário do prefeito (para R$ 15,7 mil) foi determinado na legislatura anterior. Quando assumiu a lei já havia sido aprovada pela Câmara.

* O PPS realizou reunião na última segunda-feira e reafirmou sua disposição de adotar critérios rígidos para novas filiações.

* Segundo a direção do partido, só entrarão aqueles que estiverem de acordo com os programas do PPS.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]