A conta oficial do Itamaraty no Twitter (@MREBRASIL) sofreu nesta terça-feira (11) "interferência externa", segundo o próprio ministério reconheceu. Pela manhã, o perfil do Ministério das Relações Exteriores (MRE) retuitou um link da rádio CBN com uma crítica do jornalista Arnaldo Jabor ao governo intitulada "Estamos atolados na lama". Segundo a assessoria do Itamaraty, a mensagem foi apagada "minutos depois", e não é possível saber quantas vezes foi retuitada no pouco tempo em que ficou disponível no perfil -a contagem seria impossível por já se tratar de um retuíte.

CARREGANDO :)

Logo depois de apagar a mensagem, o ministério tornou pública a explicação: "Tweet não escrito por nós foi publicado hoje. Sofremos interferência externa. Estamos averiguando o incidente. Pedimos desculpas pelo fato".

O Itamaraty não desconsidera que a confusão tenha ocorrido dentro mesmo do ministério, já que se trata de um retuíte -para o qual é necessário apenas um clique-, e não de uma mensagem redigida dentro do perfil do MRE. O caso está sendo "investigado" pela sessão responsável no ministério.

Publicidade

No podcast, Jabor cita a recente análise feita pela britânica "Economist", na última semana, sobre a "economia medíocre" do Brasil. Em seu texto, a revista reforçou as críticas ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. No fim do ano passado, a "Economist" tinha pedido a saída de Mantega. "Foi amplamente noticiado no Brasil que a nossa impertinência teve o efeito de fazer o ministro da Fazenda ficar 'indemitível'. Agora, vamos tentar um novo rumo. Pedimos para a presidente ficar com ele a todo custo: ele é um sucesso'", ironiza a revista.