Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Painel

Conta que não fecha

Auditoria feita pela CPI dos Correios apontou falhas no cruzamento dos dados bancários da CEP, empresa de Duda Mendonça, com os do PT. O marqueteiro aparece recebendo muito mais do que o partido diz ter pago a ele por campanhas.

Canto do cisne – A suspeita é que a CEP tenha recebido diretamente de governos petistas, o que daria fôlego à tese do mensalão. Terminado o carnaval, a oposição voltará a insistir na quebra dos sigilos contábeis e fiscais do PT.

Greenpeace – Na reta final da CPI dos Correios, o PT vai reforçar a barreira de contenção em torno da mancha de óleo decorrente do caso Duda Mendonça. A ordem é evitar que ela contamine o período posterior a 2002, já que a CEP fez campanhas em 2004.

Cliente ouro – A mesma auditoria detectou novos saques na boca do caixa, feitos por funcionários do PT, entre eles Solange Pereira, ex-secretária de Delúbio Soares. Eles seriam incompatíveis com a movimentação financeira.

Poupança gorda – Em meio aos muxoxos por conta do PIB anêmico, os petistas já encontraram um apelido para o presidente do BNDES, Guido Mantega, que controla um cofre com cerca de R$ 60 bilhões para investimentos neste ano: "Chave do Crescimento".

No estaleiro – A conclusão do inquérito contra a empreiteira Leão Leão e Antônio Palocci, a cargo da Seccional de Ribeirão Preto, prevista para fevereiro, deve atrasar mais um mês. Segundo a polícia, o delegado responsável, Benedito Valencise, está acometido por fortes dores nas costas.

Urna eletrônica – O PSB deve decidir no dia 7 seu novo líder na Câmara. A disputa se dará entre Paulo Baltazar (RJ), Isaías Silvestre (MG) e Ribamar Alves (MA).

Com a barriga – Foi adiado de 7 para 15 de março o prazo para os partidos indicarem os presidentes das comissões permanentes. Com o atraso, a troca de guarda nos postos se dará um mês depois da abertura do ano legislativo.

Unidos da Carecolândia – O carnaval propiciou momento de trégua às tropas de José Serra e Geraldo Alckmin. Tucanos dos dois lados quase foram juntos para a avenida comemorar o fato de os bonecos dos presidenciáveis terem escapado de vaias no desfile da escola Leandro de Itaquera em SP.

Ao sabor do vento – Postulante à vaga de candidato do PSDB ao Palácio dos Bandeirantes, o ex-ministro Paulo Renato Souza ganhou o apelido de "nuvem tucana": uma hora está pró-Alckmin, noutra, pró-Serra.

Cartilha ilustrada – Cansada de ver seus 69 pedidos de CPI criando poeira na Assembléia paulista, a bancada do PT vai lançar um folheto detalhando cada requerimento e acusando o governo Alckmin de falta de transparência.

Clonagem – Aloízio Mercadante (PT-SP) já tem pronto o slogan que pretende usar caso seja o candidato petista ao governo paulista e enfrente Aloysio Ferreira (PSDB). "Será o original e o cover", diz.

Frevo eleitoral – Humberto Costa (PT), Eduardo Campos (PSB) e Inocêncio Oliveira (PFL), pré-candidatos ao governo de Pernambuco, foram para o corpo a corpo no bloco Galo da Madrugada, sábado de carnaval em Recife.

Missão especial – Em ano eleitoral, o grupo do governador Roberto Requião (PMDB-PR) trabalha para emplacar seu vice e secretário de Agricultura, Orlando Pessuti, no Tribunal de Contas do Estado.

TIROTEIO

* Do deputado federal Sílvio Torres (PSDB-SP) sobre o crescimento de 2,3% do PIB:

– Na impossibilidade de atribuí-lo à urucubaca da oposição, o governo esconde o "pibinho" no feriado de carnaval e diz que o Lula da Bolsa-Família não tem nada a ver com esse fracasso.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros