O incêndio que desde sábado castigava o Pico do Selado, na Serra da Mantiqueira, próximo a Pouso Alegre, no sul de Minas, foi controlado nesta quinta-feira. A informação é do Instituto Estadual de Floresta (IEF), que mantém equipe no local junto com o Corpo de Bombeiros, para operação de rescaldo. O trabalho é feito na tentativa de evitar que os focos de calor voltem a provocar incêndios na região.
Segundo informações dos Bombeiros de Pouso Alegre, não foi necessário auxílio de equipes de outras cidades, já que o local é de mata fechada, e o combate às chamas foi feito, principalmente, com o auxílio de duas aeronaves. Ainda de acordo com os bombeiros, o incêndio destruiu aproximadamente 40 mil hectares de vegetação. O IEF não confirmou esta informação, alegando que este dado só poderá ser levantado a partir de sexta-feira, após o fim do trabalho de rescaldo.
O tempo seco dificultou o combate ao fogo. A seca provoca problemas também no norte de Minas. Nove cidades já decretaram situação de emergência. Caminhões-pipas e cisternas estão abastecendo a população, mas, na área rural, plantações e criações de animais estão ameaçadas por causa da seca. Não há previsão de chuva na região para os próximos dias.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo