A reportagem do Jornal Hoje teve acesso ao conteúdo das conversas entre os controladores da torre e os pilotos do Airbus MBK, que caiu em Congonhas, no último dia 17. Pelas gravações, às 18h48, o comandante da TAM acionou a torre para avisar que iria pousar. O pouso foi autorizado na pista 35 esquerda, a principal de Congonhas. O controlador ainda avisou que a pista estava molhada e escorregadia. O comandante confirmou que recebeu a informação. Na gravação, ficaram registradas, como últimas palavras, "Vira, vira, vira". Ainda não se sabe quem teria dito isso. O Airbus não fez mais contatos com a torre depois disso.
Pelas informações do Jornal Hoje, após a vistoria e liberação da pista pela Infraero, no dia 17, 40 pousos e decolagens ocorreram antes do acidente e nenhum piloto relatou problemas.
Os diálogos registrados na caixa-preta do avião chegaram nesta sexta-feira ao Brasil e foram encaminhados ao Cenipa. De acordo com o órgão, essa é a fase inicial do inquérito.
Nesta sexta, parlamentares brasileiros receberam ainda os diálogos de uma ocaixa-preta, a do avião da Gol, que caiu no ano passado. O DVD com o áudio das gravações foi entregue com a ressalva de que qualquer vazamento será considerado crime.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Alcolumbre e Motta seguem cartilha dos antecessores. Assista ao Entrelinhas
Motta diz que pauta de costumes não será prioridade na Câmara, e 8/1 terá “imparcialidade”
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Deixe sua opinião