Os controladores de vôo voltaram a autorizar pousos e decolagens na pista principal de Congonhas. De acordo com a Infraero, a liberação dos controladores ocorreu às 14h43 e o primeiro vôo que partiu foi da TAM, o 3034, às 14h53. A Infraero afirma que o aeroporto voltou a funcionar normalmente. A pista havia sido reaberta logo após às 12h e fechada novamente cinco minutos depos pela falta de um documento oficial.
O documento que faltava para a liberação da pista principal de Congonhas já foi expedido e enviado pela Infraero para a Anac e a Aeronáutica, informou o Ministério da Aeronáutica. O órgão explicou que quem é responsável pela emissão do documento é a Infraero, que deve em seguida encaminhá-lo para a Anac e a Aeronáutica. Ainda segundo o Ministério da Aeronáutica, a reabertura da pista às 12h20 não deveria ter acontecido e foi irregular, pois faltava o documento.
A pista principal do Aeroporto de Congonhas, reabriu e fechou em cerca de 5 minutos nesta sexta-feira. A ordem para fechamento foi dada pelos controladores de vôo por falta de um documento burocrático, o Notice Air Man (Notam), comunicado oficial aos aeronavegantes - comandantes e pilotos - de que a pista principal de Congonhas estaria novamente aberta operações.
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
DeepSeek reacende alerta sobre coleta de dados por IA, e especialistas cobram fiscalização
Governo e oposição se unem em festa por Hugo Motta; assista ao Sem Rodeios
Regulação das redes sociais pode ser apresentada na próxima semana, diz ministro
Deixe sua opinião