Depois da fusão do PPS com o PMN, os partidos políticos começaram a se mexer para tentar atrair palamentares para suas fileiras. O PSC, de Ratinho Jr., e o PSD, de Ney Leprevost, iniciaram conversas e aguardam novas filiações para a próxima semana. O vereador de Curitiba Chico do Uberaba (foto), por exemplo, vai desembarcar nos próximos dias no PSC. O PSD, por sua vez, esconde o jogo, mas entre os "alvos" estariam pelo menos dois deputados federais, um deles seria Sandro Alex. Eleitos pelo PPS, os vereadores Paulo Rink e Zé Maria admitem que receberam convites de outros partidos, mas ainda não sabem qual caminho vão seguir. Com a fusão do PPS com o PMN, os políticos têm até 30 dias para trocar de partido sem cair na infidelidade partidária.
Bem de longe
O governador Beto Richa (PSDB) deve acompanhar de longe a eleição do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TC). A disputa deve ser entre os deputados Plauto Miró (DEM) e Fabio Camargo (PTB) ambos da base do governo e que esperam contar com o apoio do governador. Richa, porém, deve integrar uma missão comercial de visita a países da Europa. A assessoria do governo confirmou a viagem, mas não deu detalhes sobre datas e os países que serão visitados.
Lerner e Cassio 1
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) rejeitou denúncia feita pelo Ministério Público Estadual (MP) contra o ex-governador Jaime Lerner e o atual secretário de Estado do Planejamento, Cassio Taniguchi. O MP acusa Taniguchi de contratar sem licitação a empresa Jaime Lerner Planejamento Urbano para prestar consultoria. O contrato foi feito em 2007, quando Taniguchi era secretário de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal. O caso foi remetido ao TJ porque Taniguchi assumiu cargo no governo do Paraná.
Lerner e Cassio 2
O MP ressalta que Taniguchi foi por 15 anos diretor e sócio-gerente da empresa de Lerner. Na decisão, o desembargador Paulo Hapner diz que o Tribunal de Contas do DF considerou legal a contratação. Sobre o princípio da impessoalidade na administração pública, Hapner cita que "o que se almeja, na realidade, é a capacidade técnica do contratado, independentemente de seu relacionamento afetivo ou político com o gestor público". O MP recorreu da decisão.
Gastos com publicidade
A Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara de Curitiba deu parecer favorável à tramitação do projeto de lei que estabelece a divulgação dos custos referentes à publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas da administração municipal, direta e indireta. A proposta é do vereador Tico Kuzma (PSB) e agora segue para análise da Comissão de Serviço Público.
Paraná sem Corrupção
O presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV), assinou convênio com o procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Gilberto Giacóia, de adesão da Casa ao Movimento Paraná sem Corrupção, que surgiu em 2012. O mote deste ano é "Cidadania: Direitos e Deveres", com quatro eixos prioritários de ações: rede de proteção, prevenção à violência, transparência e protagonismo.
Pinga-fogo
"Quem sabe um dia Lula volte à Presidência, já está curado, já está bom de saúde."
Fernando Haddad (foto 2), prefeito de São Paulo, durante a celebração do Dia do Trabalho na capital paulista ao comentar uma faixa que pedia a volta de Lula para a Presidência da República.
Colaboraram: Karlos Kohlbach e Chico Marés.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura