Os vereadores que participam da CPI do Transporte Coletivo na Câmara Municipal de Curitiba queriam fechar ontem a fase investigativa com chave de ouro. Eles convocaram o ex-procurador-geral do município, Ivan Bonilha (foto), que ocupava o cargo na época da licitação do sistema, para saber o quanto a prefeitura estava envolvida com o procedimento. Apesar de as sessões ordinárias da CPI começarem às 9 horas, eles optaram por ouvir Bonilha, que atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TC), à tarde. O único inconveniente dessa escolha de horário é que ele coincide com as sessões do Tribunal Pleno do TC, às quais Bonilha não faltaria. E foi o que ocorreu ontem: ele participou da sessão do TC e não apareceu para falar aos vereadores.
Ponto facultativo
Na próxima segunda-feira, Dia do Servidor Público, a Câmara de Curitiba irá adotar o sistema de ponto facultativo. A decisão foi divulgada na quarta-feira pelo presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV).
Contas aprovadas
A Câmara Municipal de Maringá aprovou, por unanimidade, na terça-feira, as contas do ex-prefeito João Ivo Caleffi (PSC). A discussão entrou em pauta depois que o Tribunal de Contas do Paraná (TC) rejeitou as contas do município referentes ao ano de 2004, durante a gestão de Caleffi. O exprefeito teria utilizado apenas 23,05% do orçamento destinado à educação, enquanto o mínimo exigido por lei é de 25%. "Analisamos [as contas] e nos certificamos que o índice de 25% foi alcançado", garantiu o presidente da Casa, Ulisses Maia.
Dia do Ovo
Você sabia que o ovo ganhou um dia especial? O estado de São Paulo criou o "Dia Estadual do Ovo", que deve ser celebrado na segunda sextafeira de outubro.
Indexador de dívidas
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse ontem que vai acelerar no Senado a aprovação do projeto que troca o indexador da dívida de estados e municípios com a União. Aprovada na Câmara dos Deputados na quarta-feira, a proposta beneficia cerca de 200 municípios brasileiros, segundo Renan.
Assinaturas
Está prevista para começar na semana que vem a coleta de assinaturas para a proposta de emenda à Constituição (PEC) que quer alterar a forma de indicação de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TC). O autor do projeto, Ney Leprevost (PSD), diz que a busca de apoio será feita por técnicos de carreira do TC, que "vão visitar gabinete por gabinete" para tentar convencer os deputados. São necessárias 18 assinaturas para que a PEC inicie sua tramitação. "Eles têm mais tempo e condições", disse Leprevost.
Pinga-fogo
"Precisaríamos de mais de seis meses para analisar tudo isso."
Nelson Luersen (PDT), deputado estadual que preside a CPI do Pedágio, sobre a necessidade de prorrogação do prazo dos trabalhos da comissão, que poderão ir até março de 2014.
Colaboraram: Gesli Franco, Fernanda Trisotto, Amanda Audi e Bruna Maestri Walter.
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Festa de Motta reúne governo e oposição, com forró, rapadura, Eduardo Cunha e Wesley Batista
Davi Alcolumbre rejeita anistia ao 8 de Janeiro: “Não vai pacificar o Brasil”
“Elites políticas europeias vão ‘abanar o rabo’ para Trump”, diz Putin
Deixe sua opinião