Reginaldo Cordeiro e Mário Celso Cunha, os secretários da Copa de Curitiba e do Paraná| Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

A Copa do Mundo no Brasil já acabou há mais de uma semana, mas por enquanto as coordenações de trabalhos para o evento no Paraná e em Curitiba foram mantidas. Na capital, a Secretaria Municipal Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) deve ser extinta. Já a Coordenação Geral da Copa no Paraná, vinculada à Secretaria Estadual de Esporte e Turismo, deve dar espaço a uma coordenadoria de eventos esportivos.

CARREGANDO :)

Conforme informou o coordenador-geral da Copa 2014 no Paraná, Mário Celso Cunha, a coordenadoria deve ser mantida por um prazo de 30 a 60 dias para elaborar e encaminhar os últimos relatórios do evento para a Fifa e outras instituições competentes. Depois disso, o órgão, que conta com dez servidores, será transformado em uma coordenação de eventos esportivos.

"Estamos montando uma nova regulamentação para toda a Secretaria [de Esporte e Turismo] e, com isso, a coordenação será mantida para a gestão de projetos e atividades na área de eventos esportivos", diz Cunha. Entre as outras coordenações que serão regulamentadas está a coordenadoria de esportes, de inovação e desenvolvimento esportivo, e de marketing esportivo.

Publicidade

Extinção

Já a Secretaria Extraor­dinária de Curitiba, criada em 2011 especialmente para gerir o evento na capital, será extinta em breve, conforme informou o secretário Reginaldo Cordeiro. "O decreto de extinção está pronto, só falta publicar", afirma. Ele explica que, com a secretaria desmantelada, os oito funcionários cedidos para a pasta voltam aos seus órgãos de origem: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Secretaria Municipal de Urbanismo e governo do Paraná.

Cordeiro, que ocupava o cargo de secretário municipal da Copa desde 2013, seguirá à frente da Secretaria Municipal de Urbanismo, função que vinha acumulando. "A Copa em Curitiba foi um sucesso total. Tudo deu certo em função da unidade e integração de todos, tanto dentro da coordenação municipal e entre as secretarias, quanto com o governo do estado e federal", avaliou.