Duas situações contribuíram para a demora na apresentação das propostas dos candidatos ao governo do Paraná. Uma regional, que é a incerteza sobre a coligação PMDB–PSDB, e a outra, além-fronteiras: a Copa do Mundo. Essa é a avaliação de alguns observadores políticos e entidades civis consultados pela reportagem.

CARREGANDO :)

A coligação PMDB–PSDB está sendo analisada pela Justiça Eleitoral. "Por ora, os candidatos estão acertando os pontos", avalia a cientista política Luzia Helena Herrmann de Olvieira, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Para o assessor da presidência da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Carlos Augusto Albuquerque, as definições se atrasaram e, por isso, a campanha ficou mais curta. O presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana, disse que compreende que os candidatos demorem mais para formalizar suas propostas, já que ainda não sabem exatamente quem serão seus adversários.

Publicidade

A Copa do Mundo da Alemanha parece ter provocado uma grande desilusão nos brasileiros, na opinião do professor da UniFAE, Antoninho Caron. "Levou um pouco de tempo para a discussão voltar para o mundo real, o mundo da política." (RF)