• Carregando...
Nely Almeida estava no sexto mandato como vereadora | Divulgação
Nely Almeida estava no sexto mandato como vereadora| Foto: Divulgação

Declarações

"A trajetória de Nely Almeida foi marcada pela lisura, integridade e total empenho ao trabalho na Câmara de Vereadores de Curitiba."

Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa.

"Curitiba está se despedindo de uma das mulheres que fez parte da história da nossa democracia, especialmente em nossa cidade e que vai deixar um grande legado para a vida social e política da cidade."

Jair Cezar (PSDB), vereador.

"Lamento com profundo pesar a morte da vereadora Nely Almeida. Curitiba perde uma grande líder política, que dedicou seus mandatos na luta pelos direitos dos idosos e aposentados, deficientes físicos e gestantes."

Gleisi Hoffmann (PT), ministra-chefe da Casa Civil da Casa Civil.

A vereadora Nely Almeida (PSDB), que exercia o sexto mandato na Câmara Muni­cipal de Curitiba, morreu por volta do meio-dia de ontem, aos 78 anos. Segundo informações do gabinete da vereadora, Nely teria passado por uma cirurgia no intestino na última sexta-feira e faleceu em casa, mas as causas oficiais da morte não foram divulgadas a pedido da família.

O velório da vereadora começou a ser realizado na noite de ontem no recém-reformado Palácio Rio Branco, sede histórica da Câmara da capital. A cerimônia seguiu até as 23 horas e reabre hoje pela manhã. O enterro do corpo de Nely está programado para as 15 horas de hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, no bairro Cascatinha, em Curitiba. Nely Almeida não disputou a reeleição no pleito deste ano.

Luto

A Câmara Municipal de Curitiba decretou luto oficial de três dias pela morte da vereadora. Por isso, as sessões plenárias de terça e quarta-feira foram canceladas e transferidas para a próxima semana.

O presidente da Casa, João Luiz Cordeiro (PSDB), lamentou a morte da colega em nome dos demais vereadores. "Ela tinha uma relação muito próxima com todos. Uma companheira indescritível que nos deixa e que vai deixar uma lacuna nos trabalhos da Câmara Municipal na defesa da sociedade curitibana", comentou. Outros parlamentares da Câmara e políticos do Paraná também divulgaram notas de pesar e lamentaram a morte da vereadora.

Trajetória política

Formada em Geografia e História pela UFPR, Nely Lidia Valente de Almeida ocupou a cadeira de vereadora de Curitiba pela primeira vez em 1989 e estava em seu sexto mandato. Era viúva do médico Felix do Rego Almeida e deixa três filhos.

Na Câmara, a vereadora ficou conhecida por sua atuação em defesa dos direitos dos idosos e aposentados. Entre as leis de sua iniciativa, está a que garante o transporte gratuito aos maiores de 65 anos de idade.

Suplente

Quem deve assumir a vaga deixada por Nely é Iranei da Silva Fernandes (PSDB), líder comunitário da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Ele obteve quase dois mil votos na eleição de 2008. O político aguarda apenas a confirmação do TRE-PR e da Câmara Municipal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]