![Correndo contra o tempo... Romero Jucá (PMDB-PR), senador | Lia de Paula/AgênciaSenado](https://media.gazetadopovo.com.br/2012/12/b6eb854fe2ec10e00efe3a5f68dce697-gpLarge.jpg)
O senador Romero Jucá (PMDB-PR, foto) corre contra o relógio para cumprir o calendário de votação do Projeto de Lei do Orçamento Geral da União pelo Congresso. O relator-geral tem até quarta-feira para viabilizar a aprovação dos relatórios setoriais se quiser mesmo apresentar o relatório final para votação na Comissão Mista de Orçamento no dia 17. "A ideia é votar até quarta-feira os pareceres, e na quinta e sexta-feira fecho a equalização [dos recursos para 2013] com as bancadas estaduais", declarou Jucá. Mesmo assim, a aprovação do orçamento não está tranquila. Os partidos de oposição DEM, PSDB e PPS, somados ao PDT, querem que o governo federal libere as emendas parlamentares ainda pendentes no orçamento de 2012, e ameaçaram obstruir as sessões marcadas para a próxima semana.
Agenda
Hoje A Câmara Municipal inicia hoje a votação das emendas ao Orçamento municipal de 2013.
Hoje Os deputados estaduais votam a proposição de lei n.º 585/12, de autoria do Poder Executivo, que cria a entidade autárquica denominada Paraná Edificações, vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística.
Amanhã A Câmara dos Deputados discute e vota o relatório final da CPMI do Cachoeira.
Homenagens
A assembleia Legislativa do Paraná realiza hoje, a partir das 18 horas, uma sessão solene para homenagear o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, o ministro Felix Fischer, como Cidadão Honorário do Paraná. Alemão de Hamburgo naturalizado brasileiro, Fischer foi corregedor do Tribunal Superior Eleitoral e presidente a Comissão de Jurisprudência do STJ.
Premiação
A liberdade de expressão frente à necessidade de uma nova lei de imprensa foi o tema da segunda edição do Prêmio Francisco Cunha Pereira Filho, cujo resultado será divulgado às 18 horas de hoje durante um jantar no Graciosa Country Club. A monografia premiada será publicada na edição de 2012 na revista do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), em fevereiro do ano que vem.
Corrupção
Ontem foi o Dia Mundial de Combate à Corrupção e, pela ocasião, o Ministério Público Federal divulgou na última sexta-feira um balanço de inquéritos abertos para apurar irregularidades na gestão do dinheiro público durante o ano de 2012. Ao todo, são mais de 10 mil inquéritos, contabilizados até o final de outubro, dos quais 5,1 mil são inquéritos policiais envolvendo corrupção, tráfico de influência e nepotismo, enquanto outros 5,5 mil apuram improbidade administrativa.
Pinga-fogo
"Todo mundo fala que a reforma política é fundamental no país, então temos que começar a agir de acordo com essa convicção. Não se deve esperar pelo Congresso Nacional apenas, a sociedade pode se articular e se mobilizar para esse fim",
Marlon Reis, juiz (foto 1), um dos idealizadores e redatores da Lei da Ficha Limpa.
Colaboraram Yuri AlHanati e Daniela Neves.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Rosângela Moro defende união da direita para fazer frente a Lula e ao PT em 2026
Deixe sua opinião