O corte de recursos do programa Família Paranaense será mais um passo dado pela atual gestão na direção contrária à que tinha sido prometida um ano atrás. Na disputa pela reeleição, o governador Beto Richa (PSDB) afirmou mais de uma vez que sua prioridade seria o investimento no social. “Nenhuma administração se justifica se não praticar ações para melhorar a vida das pessoas, em especial daquelas que mais precisam do poder público”, afirmava o governador.
Em uma entrevista mais longa concedida à Gazeta do Povo duas semanas depois de reeleito, Richa destacou especificamente o Família Paranaense, do qual dizia se orgulhar: “O social sempre tem que ser priorizado. É fazer um governo para as pessoas, em especial para aqueles que mais precisam do poder público, que são as famílias mais carentes e mais pobres da nossa sociedade” afirmou Richa. “Um grande programa que temos é o Família Paranaense, tanto que o Aécio [Neves, então candidato a presidente] adotou como proposta o Família Brasileira, que seria um avanço ao Bolsa Família. Nós damos uma atenção a essas pessoas que estão na extrema pobreza. Já tiramos 92 mil famílias dessa situação no Paraná, e a meta para o próximo governo é chegar a 200 mil famílias atendidas por esse programa.”
Segundo apurou a Gazeta do Povo, o número de municípios atendidos agora poderá cair de 399 (ou seja, todas as cidades do estado) para 156 (ou seja, menos da metade). Gestores de Curitiba e Pinhais já teriam sido informados da perda de recursos.
Nos últimos dias, o governo do estado anunciou outras medidas que vão contra o discurso de investimento maior no social. Entre elas estão o fechamento de escolas da rede estadual de ensino e o confisco dos recursos do Fundo da Infância e da Adolescência.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Deixe sua opinião