• Carregando...

A oposição na Assembléia ontem ameaçou pedir a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar todas as denúncias e escândalos do atual governo. A proposta foi levantada pelos deputados Valdir Rossoni (PSDB) e Douglas Fabrício (PPS).

Poucas chances – A CPI da Corrupção, porém, tem pouca chance de sair do papel. Uma comissão tão ampla poderia facilmente ser questionada por não ter um objeto específico de investigação.

Amigos – Um encontro inusitado reuniu na noite de segunda-feira, em Curitiba, a oposição e o governo. O líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), dividiu a mesa com o líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB). Entre os convidados estavam ainda Augustinho Zucchi (PDT) e os tucanos Luiz Malucelli Neto e Ademar Traiano. A conta foi paga pelo deputado Alexandre Curi (PMDB), articulador do encontro. "Foi só um jantar suprapartidário", desconversou Curi.

Consenso 1 – O jantar amistoso até deve ter facilitado um acordo entre o governo e a oposição ontem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Eles decidiram adiar a votação do projeto do governo que cria 20 novos cargos para as penitenciárias em construção, que vão custar R$ 34 mil a mais por mês aos cofres do estado. Valdir Rossoni (PSDB) criticou a "farra dos cargos" e ameaçou fazer de tudo para obstruir a votação.

Consenso 2 – Romanelli disse que nenhum cargo havia sido criado pelo decreto do governo que autoriza o remanejamento, criação e extinção de cargos, mas Rossoni retrucou dizendo que pode provar, através do Diário Oficial, que o governador já "usou e abusou" da lei. Lançado o desafio, o líder do governo resolveu esperar a oposição comprovar a informação antes de votar a mensagem.

Novo presidente – O deputado estadual Waldyr Pugliesi, como já era esperado, foi aclamado presidente do PMDB do Paraná segunda-feira à noite. Pugliesi recebeu o cargo do deputado Luiz Cláudio Romanelli, que estava na presidência interinamente desde que Renato Adur deixou o cargo.

Beija-mão – Um dos primeiros a procurar Pugliesi após ele assumir a presidência do PMDB foi o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, pré-candidato à prefeitura de Curitiba pelo partido. "Ele está querendo muito ser candidato. Gostaria de ver essa mesma disposição em todos os pré-candidatos", disse Pugliesi.

Mais um – O PC do B, histórico aliado do PT e do PMDB nas eleições municipais, vai lançar candidato próprio a prefeito de Curitiba no próximo ano. O ex-deputado federal Ricardo Gomyde, atual presidente da Paraná Esporte, será o nome do partido para Curitiba. A definição de lançar candidatos próprios nas capitais foi feita pelo Comitê Central do partido, o diretório nacional. A convenção municipal do PC do B, no próximo dia 27 de outubro, deve confirmar a candidatura de Gomyde.

Improbidade – A subprocuradora-geral da República, Gilda Pereira de Carvalho, que atua diretamente com o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, estará hoje em Curitiba para a abertura do III Fórum Nacional de Procuradores do Ministério Público de Contas. Ela vai falar sobre a atuação do Ministério Público Federal nas ações de improbidade de agentes públicos. O evento ocorre até sexta-feira, no auditório do Tribunal de Contas do Paraná. A abertura será às 19 horas e o evento é aberto ao público.

Retificação – Diferentemente do que foi publicado na edição de ontem da Gazeta do Povo, na página 8, o autor da proposta de construção de um portal denominado Shopping Aberto do Comércio, na Avenida Izaac Ferreira da Cruz, não é Mauro Moraes (PMDB) e sim o vereador Beto Moraes (PSDB).

***

"Na guerra fiscal, por causa da inércia de Requião, o Paraná só está levando chumbo."

Valdir Rossoni (PSDB), líder da oposição na Assembléia, criticando incapacidade do governo Requião em atrair e manter empresas no Paraná, enquanto estados como São Paulo e Santa Catarina investem pesado na atração de indústrias.

***

Pinga-Fogo

A Comissão de Fiscalização da Assembléia cancelou a reunião que iria ocorrer hoje às 10 horas.

••• O presidente da comissão, deputado Artagão Júnior, disse que recebeu um ofício da Procuradoria-Geral de Justiça ontem no fim tarde informando que o promotor Luiz Celso de Medeiros estaria impossibilitado de comparecer na reunião. Como a intenção da reunião era promover uma acareação entre Medeiros e o diretor jurídico do Paranaprevidência, Francisco Alpendre, o deputado achou melhor cancelar o encontro.

••• Artagão disse que vai marcar nova data para ouvir Alpendre e Medeiros juntos.

••• O prefeito mais jovem do Paraná, Fernando Brambilla (27 anos), de Santa Fé, filiou-se ao PMDB.

••• Demonstrou não temer o risco de perder o mandato. Ontem à noite, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iria decidir se prefeitos, senadores e governadores que mudarem de partido devem ou não perder o mandato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]