A comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga a violência urbana aprovou há pouco, por unanimidade, a convocação do ministro da Justiça, Tarso Genro, para prestar esclarecimentos sobre ações do Plano Nacional de Segurança Pública e de áreas do ministério relacionadas ao combate ao crime organizado no estado do Rio de Janeiro.

CARREGANDO :)

A convocação é para que o ministro compareça CPI na próxima quarta-feira (28), a partir das 13h. O requerimento foi apresentado CPI pelo líder do PSDB, deputado José Anibal (SP). Segundo ele, a presença do ministro será fundamental, principalmente depois do agravamento da violência na capital fluminense desde a última sexta-feira (16), quando um helicóptero da Polícia Militar do Rio foi abatido por traficantes.

O líder tucano quer explicações de Genro sobre uma série de ações federais de combate ao crime organizado, como o andamento da política de controle e fiscalização, por parte da Polícia Federal, da entrada ilegal de armas de uso restrito, no território nacional.

Publicidade

De acordo com José Anibal, o ministro tem que falar sobre o recursos usados no âmbito do Plano Nacional de Segurança Pública, os valores repassados aos estados e também sobre a execução de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na área de segurança pública e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Veja também
  • Livre de impeachment, Yeda admite "erros"
  • Em nota, PT e PMDB confirmam pré-acordo para 2010
  • Congresso aprova requerimento que cria CPMI do MST