A CPI do BNDES aprovou, nesta quinta-feira (12), a convocação do empresário José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foram 13 votos favoráveis e três contrários. o requerimento é de autoria do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA).
Na semana passada, a oposição tentou aprovar o mesmo requerimento, mas a sessão terminou antes da votação. Bumlai obteve empréstimo de R$ 101,5 milhões do banco, apesar de sua empresa sofrer um pedido de falência. Ainda na semana passada, a CPI aprovou, inclusive com votos de representantes da base governista, a transferência de sigilos da usina São Fernando, de Dourados (MS), de propriedade de Bumlai.
Ontem, Bumlai conseguiu acesso às delações do lobista Fernando Baiano. O juiz Sergio Moro autorizou o cadastro da defesa de Bumlai ao processo que investiga os pagamentos de propinas intermediado pelo lobista. De acordo com o delator, Bumlai teria pedido propina para pagar dívida de uma nora do ex-presidente Lula e teria intermediado encontros entre executivos da Sete Brasil e o petista.
Além da íntegra da delação, a defesa de Bumlai pediu os desdobramentos, anexos, mídias eletrônicas e quaisquer elementos de provas relacionados à Operação Lava Jato em que seu nome tenha sido mencionado.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião