• Carregando...
 | Antônio More/ Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo
 |

Pinga-fogo

Albari Rosa/ Gazeta do Povo

"O deputado Nelson Justus precisa ir para Guaratuba e quer saber se precisa da sua [de Valdir Rossoni] autorização também."

Fernando Scanavaca, deputado estadual (PDT), ao fim da última sessão do ano na Assembleia Legislativa do Paraná ironizando a medida tomada unilateralmente pelo presidente da Casa, Valdir Rossoni (PSDB), de cortar o pagamento do 14º e do 15º salário aos parlamentares. Em resposta, o tucano disse que precisava viajar para Bituruna, sua cidade natal, que "fica no exterior"

Os vereadores Emerson Prado (PSDB), Pedro Paulo (PT, foto) e Paulo Salamuni (PV), todos integrantes da CPI que investiga supostas irregularidades nos contratos de publicidade da Câmara, fizeram diligências em mais um ponto de distribuição da revista Câmara em Ação. Desta vez, os vereadores visitaram o Terminal Guadalupe, no Centro de Curitiba. Assim como nas diligências da última segunda-feira, nenhuma das pessoas que trabalham no terminal disse ter visto a revista ser distribuída. Entretanto, Prado alega que uma funcionária de uma lotérica no terminal do Boa Vista informou à CPI que a revista era distribuída por lá.

Collor

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arnaldo Versiani aceitou recurso do Ministério Público Eleitoral de Alagoas e vai mandar ao plenário do tribunal a ação de investigação contra o senador Fernando Collor (PTB-AL, foto), acusado de fraudar pesquisa do seu instituto, o Gazeta Pesquisa (Gape), para favorecê-lo na disputa ao governo, em 2010. A ação inclui o presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Novais (PRB) – vice de Collor na disputa. O MP pediu multa de R$ 50 mil e a inelegibilidade de ambos. Na sua defesa, a Gazeta de Alagoas – jornal da família Collor de Mello e que divulgou a pesquisa – pediu que o recurso não fosse reconhecido pelo TSE.

Para pensar...

"Não existe o PSDB do Aécio e o PSDB do [José] Serra. Existe um só PSDB, que é do Aécio, do Serra, do Marconi Perillo, do Geraldo Alckmin, do Fernando Henrique Cardoso."

Aécio Neves, senador (PSDB-MG), negando divergências entre ele e o ex-governador de São Paulo José Serra para definir qual deles será candidato a presidente em 2014.

Posse do STF

O Supremo realizará a cerimônia de posse da ministra Rosa Weber na segunda-feira. O decreto de nomeação da ministra, assinado pela presidente Dilma Rousseff, foi publicado ontem em edição extra do Diário Oficial da União. Rosa Weber ocupará a vaga deixada pela ministra Ellen Gracie, que se aposentou em agosto. Rosa foi indicada para o posto pela presidente Dilma em 7 de novembro. Com a chegada da nova ministra, o quórum do STF fica completo, com 11 integrantes.

DRU

A votação em segundo turno da emenda à Constituição que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU) até 2015 avançou no Senado, ontem, com a primeira das três sessões de discussão necessárias para a proposta entrar na ordem do dia. Os 12 senadores presentes, todos da base aliada do governo, elogiaram a proposta que permitirá à União gastar livremente 20% dos recursos arrecadados com impostos e contribuições sociais, com exceção das contribuições previdenciárias. O valor deve corresponder a R$ 62,4 bilhões em 2012. A validade da DRU que está em vigor termina em 31 de dezembro.

Ah, Itália!

A vereadora Renata Bueno (PPS) não esperou o início do recesso legislativo para, novamente, viajar a Roma para realizar atividades do seu doutorado. A parlamentar viajou para a Itália na quinta-feira e, com isso, deixou de votar em alguns projetos importantes, como a criação da operação urbana consorciada da Linha Verde e, claro, o polêmico aumento de salários dos vereadores – do qual a parlamentar não deve usufruir, já que dificilmente se candidatará à reeleição no ano que vem. A vereadora fica na Europa até janeiro do ano que vem. Fica a pergunta: não poderia esperar, pelo menos, até o fim das votações?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]