• Carregando...

"O Aníbal Khury brincava me chamando de ‘Lord’, por eu ser elegante, educado e gentil. Mas não é apelido nem é uma marca."

Do presidente da Assembléia Legislativa, Nélson Justus, ao justificar como é conhecido entre os parlamentares.

CPIs – Nélson Justus afirmou que as CPIs têm de ter o mínimo caráter político possível. "Atualmente, uma CPI contribui muito pouco para com a sociedade. O Ministério Público, a imprensa e o Tribunal de Justiça muitas vezes estão mais avançados. Não pode haver intempestividade em CPIs, caso contrário, ela contribui zero, como foi a dos Grampos."

Pedágio – O presidente da Assembléia Legislativa defende que o governo do estado sente para conversar com as concessionárias de pedágio. "O pedágio veio para ser solução para a situação das estradas. E não um problema, que se tornou devido ao valor alto das tarifas. Acho que se não se resolve judicialmente, deveria haver conversas entre as partes. Sou a favor do pedágio com tarifas menores. No mundo todo há pedágio", disse Nélson Justus.

Dia D – Hoje é o dia que a Corregedoria-Geral do Ministério Público Estadual vai entrar com um procedimento exigindo o retorno imediato do secretário de governo da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, às funções de promotor de Justiça. Delazari terá de escolher se volta ao cargo ou se abre mão para permanecer um comissionado do governo estadual.

Decisão – Há a expectativa de que Roberto Requião (PMDB) anuncie e nomeie os novos secretários de estado hoje. Duas dúvidas ainda restam: quem será o novo secretário de Obras Públicas e se Luiz Carlos Delazari fica na Segurança. Caso ele desista da carreira no Ministério Público, está garantido na função. O primeiro suplente de deputado federal, Marcelo Almeida (PMDB), deve dar a resposta se aceita a pasta de Obras.

Dificuldades – Roberto Requião tem encontrado dificuldades em finalizar o novo secretariado devido às recusas. O deputado federal Max Rosenmann (PMDB) não aceitou ser secretário dos Transportes. O presidente estadual do PT, André Vargas, recusou estar à frente da pasta do Trabalho e decidiu ficar com o mandato na Câmara Federal. E o também deputado federal Reinhold Stephanes (PMDB) reluta em aceitar gerir a Saúde.

Oposição – O PDT estadual reúne-se hoje pela manhã para deliberar sobre o posicionamento do partido em relação ao governo do estado. "As eleições foram muito apertadas no Paraná e quase vencemos. O povo espera que continuemos oposição. E é preciso fazê-la. Vamos atuar com propostas e fiscalização. O PDT não pode se furtar a isso", disse o deputado estadual pedetista Luiz Carlos Martins. O senador Osmar Dias (PDT), que preside o partido no estado, vai fazer um relato da situação nacional da legenda, que optou por apoiar o governo federal.

Disputa – O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT), não está gostando nem um pouco dos comentários de que ele está perdendo espaço para a colega Dilma Rousseff (Casa Civil). Bernardo garante que participou ativamente da produção do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e só não o apresentou junto com Dilma porque estava na Holanda para uma reunião do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). Ele espera a reforma ministerial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para saber se fica no cargo.

Amargo – Deputados federais que já estiveram contra Roberto Requião (PMDB) e agora estão próximos têm afirmado que o governador está com o "gosto amargo da vitória na garganta". Segundo eles, "há pessoas que chegam perto da morte e mudam, mas o governador não mudou", disseram, referindo-se ao fato de Requião quase ter perdido as eleições e não estar facilitando as vidas políticas de muitos parlamentares, principalmente quanto à criação Plano de Aposentadoria dos deputados estaduais, vetado na semana passada.

Ação – A busca por votos, com muito trabalho, já começou para o não-reeleito deputado estadual Rafael Greca (PMDB). O novo presidente da Cohapar tomou posse na quinta-feira e já foi para as ruas mostrar ação. Nesse fim de semana ele anunciou aos moradores da Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, o início das obras de pavimentação de todas as ruas da antiga ocupação. Em sua visita ao local, Greca não dispensou uma proteção especial: um charmoso chapéu para se proteger do sol.

Pinga-fogo

O Legislativo estadual já protocolou no Ministério das Comunicações um pedido para um canal aberto que veicule a TV Assembléia. *** As assembléias legislativas dos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Norte fizeram o mesmo e já têm canais abertos. *** O PMDB já está pensando longe. *** Promete fazer reuniões em março entre os pré-candidatos à prefeitura de Curitiba. *** Os que sonham em disputar a vaga são os deputados estaduais Mauro Moraes e Stephanes Júnior, o presidente da Cohapar, Rafael Greca, o ex-diretor do Detran Marcelo Almeida, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Netto, o deputado federal Rodrigo Rocha Loures, e o reitor da UFPR, Carlos Moreira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]