O Instituto Datafolha divulgou nesta terça-feira mais uma pesquisa de intenções de votos para as eleições presidenciais de outubro. De acordo a pesquisa, diferente do que aconteceu em junho, não é mais possível afirmar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria reeleito no primeiro turno se as eleições fossem hoje.
A vantagem de Lula sobre Geraldo Alckmin (PSDB) manteve-se estável. Na pesquisa de junho, Lula tinha 46% das intenções de voto e agora aparece com 44%, Geraldo Alckmin que tinha 29%, agora tem 28% das intenções de voto.
A candidata do PSOL, Heloísa Helena, que tinha 6% das intenções em junho, sobe para 10%. Cristovam Buarque do PDT, e José Maria Eymael do PSDC, que tinham 1% das intenções de votos em junho, mantiveram o mesmo índice. O candidato do PCO, Rui Pimenta, que na pesquisa de junho não conseguiu alcançar 1% das intenções de voto, aparece na pesquisa com 1%. O candidato do PSL, Luciano Bivar, não atingiu 1% das intenções de votos.
Brancos e nulos mantiveram-se em 7%. Os que não souberam ou não opinaram, que eram 9% em junho, agora são 8%. Na pesquisa ficou de fora o candidato do PSC, Rogério Vargas, que não escreveu sua candidatura.
A pesquisa, registrada no TSE sob o número 11149/2006, foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de São Paulo".
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa