O tempo que as crianças passam assistindo televisão pode não ser o mesmo que os pais acham que elas ficam em frente à TV. Pelo menos, foi o que revelou uma pesquisa feita com 180 crianças, entre seis e 13 anos, nos Estados Unidos.
- A maioria das crianças afirma ficar cerca de três horas por dia em frente à TV - relataram os pesquisadores, entre eles Amy Jordan, PhD da Annenberg Policy Center, na Filadélfia.
Para os pais, o tempo gasto com a TV pelos pequenos ficava em torno de duas horas, tempo máximo recomendado pela Academia Americana de Pediatria (AAP) para crianças a partir de dois anos. As crianças menores de dois anos, de acordo com a AAP, não deveriam assistir a programa algum de televisão.
Os pesquisadores entrevistaram crianças sobre seus hábitos televisivos e, separadamente, um dos responsáveis pela criança, geralmente, a mãe. Metade das crianças avaliadas pelos pesquisadores era de meninas e a outra de meninos. Trinta e seis por cento das crianças eram brancas, 34% eram pretas, 26% hispânicas e 4% de outras etnias. Em média, as famílias que participaram do estudo tinham quatro aparelhos de televisão disponíveis em casa.
- Aproximadamente dois terços das crianças tinham televisão no quarto de dormir e cerca da metade tinham televisão na cozinha ou na sala de jantar - revela a pesquisa.
A partir do resultado dos estudos, os pesquisadores aconselharam os pais sobre como limitar o tempo que suas crianças passam em frente à TV. A maioria dos pais tem regras sobre o que os seus filhos podem assistir na TV e, geralmente, concordam que as crianças não deveriam passar tanto tempo em frente à telinha. Mas, em se tratando dos próprios filhos, as regras são outras.
- Muitos acham que não devem aplicar estas regras a seus próprios filhos, a não ser que eles não estejam indo bem na escola ou então apresentando problemas de comportamento - afirmaram os pesquisadores.
Em alguns casos, os pais liberam a televisão por falta de opção ou de informação. Alguns deles dizem que a TV é uma distração segura e divertida para seus filhos. Outros não sabem ao certo o que seus filhos fariam ao invés de assistir TV, principalmente quando o tempo ruim faz com que eles fiquem em casa. Outros ficam preocupados que, com a falta da TV durante as refeições, a família poderia brigar.
Ainda assim, os pesquisadores esperam que este quadro mude.
- Nós esperamos que o tempo em frente à TV seja reduzido e que isso traga conseqüências positivas para as crianças e para a relação delas com a família.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião