Depois de mais de uma década, o senador Cristovam Buarque decidiu deixar o PDT e filiar-se ao PPS. A informação foi publicada na coluna de Gerson Camarotti no portal G1. De acordo com o jornalista, a mudança deve ser formalizada na próxima quarta-feira (17). O convite para ingressar no PPS foi feito pelo presidente do partido, Roberto Freire, abrindo a possibilidade de que Buarque dispute a presidência da República pelo partido em 2018.
As negociações com o PPS já vinham acontecendo desde o ano passado, quando o PDT anunciou a filiação dos irmãos Ciro e Cid Gomes à legenda. Na ocasião, o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes também anunciou a pré-candidatura à presidência nas próximas eleições. Sobre a possível troca de partido de Cristovam Buarque, o presidente do PDT, Carlos Lupi chegou a afirmar que o senador estaria “costeando o alambrado”, expressão utilizada pelo fundador do partido Leonel Brizola quando considerava que alguém estava ultrapassando limites éticos. Buarque também já afirmou que o PDT estaria decidido em ter Gomes como candidato e disse que nem mesmo estava sendo convidado a participar de convenções regionais do partido.
Distanciamento
Buarque já vinha se distanciando do PDT desde o ano passado, quando assinou com outros quatro senadores do partido uma carta aberta a Carlos Lupi, demonstrando a insatisfação em fazer parte da base governista.“O PDT precisa se afastar do governo atual e criar uma oposição independente, democrática e trabalhista. É com este propósito que nós lhe recomendamos levar às direções e às bases do nosso partido a proposta de sairmos do governo, e, de forma independente, iniciarmos a marcha para a definição de um programa trabalhista coerente com os tempos atuais e para a constituição de uma força política, progressista e transformadora que o Brasil precisa”, diz a carta.
Liberais que apoiaram Lula em 2022 manifestam desilusão e abandonam barco do PT
Conanda faz nova resolução para liberar aborto até 9 meses em meninas sem aval dos pais
Acidente entre três veículos deixa 38 mortos em Minas Gerais
Novela do orçamento mostra como Musk busca aumentar influência na administração pública dos EUA
Deixe sua opinião