As primeiras denúncias contra o deputado paranaense José Janene (PP) surgiram há um ano. Neste período, ele tentou de várias formas fugir do processo de cassação.

CARREGANDO :)

17 jun 2005 - João Cláudio Genu, chefe de gabinete do deputado paranaense José Janene (PP), é citado em ação de arrecadação do PP em estatais.

29 jul 2005 - À Polícia Federal, Genu diz que pegava dinheiro de empresas do publicitário Marcos Valério no Banco Rural em Brasília e o levava, em malas, para uma sala do partido no Congresso, sob ordens de Janene e de Pedro Corrêa, presidente da sigla.

Publicidade

1.º set 2005 - As CPIs dos Correios e do mensalão aprovam o relatório parcial de pedido de processo de cassação de 19 deputados citados no caso da compra de votos.

22 set 2005 - Janene apresenta pedido de aposentadoria por invalidez à Mesa Diretora da Câmara, alegando problemas de saúde.

4 out 2005 - Janene tira licença médica na Câmara dos Deputados para se submeter a um transplante de células-tronco para curar uma cardiopatia adquirida por meio de um vírus.

17 out 2005 - É instalado o processo de cassação contra Janene, acusado de ter recebido, por meio de João Cláudio Genu, R$ 4,1 milhões do valerioduto.

Em sua defesa, o deputado paranaense admitiu ter recebido parte do dinheiro, que teria sido destinada ao pagamento do advogado do ex-deputado Ronivon Santiago.

Publicidade

4 nov 2005 - O Supremo Tribunal Federal (STF) decide abrir um processo criminal contra Janene.

18 abr 2006 - A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprova relatório contra a aposentadoria de Janene.

25 abr 2006 - O STF indefere liminar que pedia a suspensão do processo de cassação de Janene no Conselho de Ética.

26 abr 2006 - A Mesa Diretora da Câmara adia a análise do pedido de aposentadoria de Janene.

30 mai 2006 - A Justiça seqüestra bens e bloqueia contas bancárias da mulher de Janene, Stael Fernanda Rodrigues de Lima Janene, e de assessores do deputado.

Publicidade

31 mai 2006 - Conselho de Ética se reúne para ouvir o depoimento de Janene, que vai até a Câmara, mas decide não falar.

1.º jun 2006 - STF nega novo pedido de Janene de suspensão do processo de cassação de seu mandato no Conselho de Ética.

6 jun 2006 - O Conselho de Ética se reúne para votar o processo contra Janene, o relator recomenda a cassação, mas a sessão é adiada para o dia 13 de junho devido a um pedido de vista do deputado Ildeu Araújo (PP-SP).

13 jun 2006 - O Conselho de Ética aprova o pedido de cassação de Janene.

12 julho 2006 - CCJ concede vista no processo de cassação de Janene

Publicidade