economia
Eduardo Cunha (PMDB-RJ) usou a rede social Twitter para negar que esteja preparando uma “pauta-bomba” para prejudicar a presidente Dilma. Ele afirmou que o Congresso não tem culpa pela “paralisia da economia, a recessão, os juros elevados e a queda de arrecadação”, que atribuiu à “situação de descontrole”.
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), usou sua conta no Twitter para dizer que vai determinar que a Procuradoria Parlamentar entre, na próxima semana, com a interpelação judicial da advogada criminalista Beatriz Catta Preta.
Responsável por nove acordos de delação premiada de réus na Lava Jato, a advogada fechou seu escritório e abandonou processos da operação. Em entrevista à TV Globo na quinta-feira (30), ela disse que tomou essa atitude porque se sentiu ameaçada por integrantes da CPI da Petrobras.
“Depois de tudo que está acontecendo, e por zelar pela minha segurança e dos meus filhos, decidi encerrar minha carreira”, afirmou Catta Preta. Segundo ela, a pressão aumentou após um de seus clientes, o lobista Julio Camargo, mencionar em depoimento que pagou US$ 5 milhões em propina a Cunha.
Na rede social, Cunha disse que a acusação de Catta Preta “atinge a Câmara como um todo” e que ela deve “ser responsabilizada por isso”. Ele diz ainda que a interpelação servirá para que ela detalhe as ameaças que sofreu e quem está por trás delas.
Um dia antes, o ministro da Defesa, Jaques Wagner, pediu que a Câmara entrasse com o pedido de interpelação, já que a advogada levantou suspeitas que “o Parlamento brasileiro precisa explicar ou replicar”.
Também na sexta-feira (31), o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, classificou como grave a denúncia da advogada, mas evitou comentar se ela era crível. “O que posso dizer é que o Ministério Público tem condição de fazer, através dos mecanismos legais, as apurações devidas para que essa situação seja esclarecida.”
O autor do requerimento de convocação da advogada na CPI , Celso Pansera (PMDB-RJ), chamou de “ridícula” a acusação da advogada. Pansera disse que a entrevista de Catta Preta é “uma cortina de fumaça para alguma coisa que ela não quer revelar”, sem opinar sobre o quê seria.
O presidente da CPI da Petrobras, Hugo Motta (PMDB-PB), afirmou que a convocação está mantida e que a comissão quer saber quem a ameaçou. Já o Supremo Tribunal Federal desobrigou Catta Preta de informar a origem dos seus honorários.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião