economia
Eduardo Cunha (PMDB-RJ) usou a rede social Twitter para negar que esteja preparando uma “pauta-bomba” para prejudicar a presidente Dilma. Ele afirmou que o Congresso não tem culpa pela “paralisia da economia, a recessão, os juros elevados e a queda de arrecadação”, que atribuiu à “situação de descontrole”.
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), usou sua conta no Twitter para dizer que vai determinar que a Procuradoria Parlamentar entre, na próxima semana, com a interpelação judicial da advogada criminalista Beatriz Catta Preta.
Responsável por nove acordos de delação premiada de réus na Lava Jato, a advogada fechou seu escritório e abandonou processos da operação. Em entrevista à TV Globo na quinta-feira (30), ela disse que tomou essa atitude porque se sentiu ameaçada por integrantes da CPI da Petrobras.
“Depois de tudo que está acontecendo, e por zelar pela minha segurança e dos meus filhos, decidi encerrar minha carreira”, afirmou Catta Preta. Segundo ela, a pressão aumentou após um de seus clientes, o lobista Julio Camargo, mencionar em depoimento que pagou US$ 5 milhões em propina a Cunha.
Na rede social, Cunha disse que a acusação de Catta Preta “atinge a Câmara como um todo” e que ela deve “ser responsabilizada por isso”. Ele diz ainda que a interpelação servirá para que ela detalhe as ameaças que sofreu e quem está por trás delas.
Um dia antes, o ministro da Defesa, Jaques Wagner, pediu que a Câmara entrasse com o pedido de interpelação, já que a advogada levantou suspeitas que “o Parlamento brasileiro precisa explicar ou replicar”.
Também na sexta-feira (31), o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, classificou como grave a denúncia da advogada, mas evitou comentar se ela era crível. “O que posso dizer é que o Ministério Público tem condição de fazer, através dos mecanismos legais, as apurações devidas para que essa situação seja esclarecida.”
O autor do requerimento de convocação da advogada na CPI , Celso Pansera (PMDB-RJ), chamou de “ridícula” a acusação da advogada. Pansera disse que a entrevista de Catta Preta é “uma cortina de fumaça para alguma coisa que ela não quer revelar”, sem opinar sobre o quê seria.
O presidente da CPI da Petrobras, Hugo Motta (PMDB-PB), afirmou que a convocação está mantida e que a comissão quer saber quem a ameaçou. Já o Supremo Tribunal Federal desobrigou Catta Preta de informar a origem dos seus honorários.
Agro americano diz que Brasil é quem ganha na “guerra” de Trump contra a China
Como será o julgamento que decide se Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe
Suplicy quer espaço público para uso de crack; abordagem fracassou no Canadá, nos EUA e em Portugal
Ameaça russa: Polônia quer exército com 500 mil militares e torna obrigatórias aulas de tiro para crianças