Um dos convidados especiais do 2.º Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas Criança 2005, aberto ontem em Curitiba, o médico Eurípides Ferreira, diretor do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, ministrou a palestra "A história e a evolução da oncologia pediátrica no Brasil".
Hoje, revelou, cerca de 70% dos casos de câncer em crianças são curados em hospitais como o Pequeno Príncipe, da capital paranaense. "Esta é uma grande vitória, já que até o final dos anos 40 não havia formas de tratar adequadamente crianças com câncer, principalmente a leucemia. Não se tinha muito que fazer, o tratamento era basicamente feito através de corticóides", explicou.
Com os avanços da medicina, explica o médico, novos tratamentos para a doença foram pesquisados, desenvolvidos e concretizados. Já no final dos anos 60, praticamente 50% dos casos de leucemia infantil eram curados.
De acordo com Eurípides Ferreira, o Brasil acompanhou o desenvolvimento dos tratamentos pediátricos. "Sempre tivemos centros especializados, como o hospital César Perneta, buscando estes avanços", conta o doutor.
O palestrante afirmou ainda que esta evolução da medicina oncológica pediátrica no país se deve muito ao trabalho de médicos como os doutores Alois Bianchi e Eduardo Nascimento, e da própria coordenadora da palestra e médica do Hospital Pequeno Príncipe, Flora Mitie Watanabe.
Debates
O 2.º Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas oferece dois debates abertos ao público. O módulo Comunidade trata de temas sociais ligados à saúde, como orientação sexual e prevenção da gravidez na adolescência, violência e abuso sexual contra crianças, entre outros. As questões interessam a pais, professores, conselhos tutelares e da criança e do adolescente. Já o módulo Humanização aborda assuntos como garantia de direitos de pacientes e familiares e a excelência da atenção médico hospitalar.
Serviço: A programação completa das palestras do congresso está no site www.crianca2005.org.br.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Deixe sua opinião