Curitiba foi a capital brasileira com mais de 200 mil eleitores que teve a apuração de votos mais rápida desta eleição. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) demorou pouco mais de uma hora para apurar 100% das urnas da cidade. A votação se encerrou às 17h e às 18h12 os eleitores curitibanos já sabiam que Ney Leprevost (PSD) enfrentaria Rafael Greca (PMN) no segundo turno. A cidade registrou 1,3 milhão de votos válidos contra 51 mil em branco e 97 mil nulos.
Confira os números finais da apuração para prefeito de Curitiba.
Confira a lista de vereadores eleitos em Curitiba.
A título de comparação, no mesmo horário, São Paulo havia apurado pouco mais de 20% das urnas, e o Rio de Janeiro não tinha chegado a 50%.
Para o presidente do TRE-PR, Luiz Fernando Tomasi Keppen, a celeridade do órgão se justifica pelos servidores do tribunal. “Eles vestem a camisa. Juízes e servidores compõem um time que, junto aos demais órgãos do estado, como a Secretaria Estadual de Educação (SEED) e a Secretaria de Segurança (SESP), nos deu suporte para que as eleições acontecessem da melhor forma possível”, disse. O bom tempo, sem chuva, também foi fator determinante para que o sistema funcionasse de forma rápida, sem maiores percalços.
Segundo Keppen, as eleições no estado transcorreram normalmente, muito devido à “maturidade do eleitor paranaense”. Em Curitiba, 40 urnas foram substituídas porque apresentaram algum tipo de defeito. Já em todo o Paraná o número foi de 300.
Casos de violência também não foram registrados. De acordo com a SESP, ocorreram 186 encaminhamentos no estado por crimes eleitorais.
Colaborou: Mariana Balan.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?