As prefeituras de Curitiba e de Lisboa assinaram ontem uma série de acordos de coperação nas áreas de meio ambiente, preservação do patrimônio histórico, transporte e planejamento urbano. Os acordos foram acertados durante a visita do prefeito Beto Richa (PSDB) ao presidente da Câmara Municipal da capital portuguesa (cargo equivalente a prefeito), Antonio Carmona Rodrigues.
O prefeito de Curitiba está na Europa mantendo contato com uma série de prefeitos da França, Portugal e Espanha para estabelecer a troca de experiências urbanas. "Curitiba tem fortes laços com Portugal, tanto que o primeiro convênio de irmandade assinado pela nossa cidade foi com Coimbra, ainda em 1973", disse Richa. No domingo, o convênio foi reforçado durante encontro do prefeito de Curitiba com o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Encarnação.
"Queremos ter com as cidades de Portugal um relacionamento diferenciado, especial, e de efetiva troca de informação e experiência e convivência cultural", justificou Richa.
Antonio Carmona Rodrigues disse estar satisfeito pelo ato de aproximação entre as duas cidades. "Curitiba tem sido um exemplo na área do meio ambiente, dos transportes, do planejamento urbano e da ação social", afirmou. Segundo Rodrigues, as vantagens nessa cooperação bilateral "são as histórias diferentes e a realidade distinta dos dois países que fazem da troca de experiências e do intercâmbio fatores valiosos". O presidente da Câmara disse ainda que na sua última visita ao Brasil fez questão de conhecer Curitiba.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast