• Carregando...
Lula com Marta Suplicy: disputa em São Paulo terá reforço | Rodrigo Paiva/Reuters
Lula com Marta Suplicy: disputa em São Paulo terá reforço| Foto: Rodrigo Paiva/Reuters

Entre sexta-feira e domingo, antes de embarcar para Nova York para participar da Assembléia Geral da ONU, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificará o corpo a corpo para tentar reforçar as candidaturas de petistas e aliados que estão em situação delicada. O presidente visitará várias cidades, mas Curitiba não está na lista das cidades a serem visitadas pelo presidente nesta primeira maratona.

Segundo o presidente do PT de Curitiba, André Passos, a responsabilidade pela vinda do presidente não é do Diretório Municipal do partido. "Havia um compromisso de ele (Lula) vir a Curitiba no primeiro turno. Estamos tentando conciliar a agenda do presidente", disse Passos.

A arrancada petista para a reta final antes do primeiro turno será nesta sexta-feira, em Natal, onde a petista Fátima Bezerra trava uma guerra com a apresentadora de TV Micarla Sousa, fenômeno do PV apoiado pelo DEM do senador José Agripino Maia (RN).

No sábado ele retoma a maratona ao lado de Marta Suplicy (PT), em São Paulo, para tentar reverter a tendência de queda da petista frente ao crescimento do prefeito Gilberto Kassab (DEM). Ele ainda participa de comícios e eventos em Mauá e Guarulhos. O comício que estava previsto para sábado à noite em Osasco foi adiado mais para a frente. Em Guarulhos, o candidato Sebastião Almeida, apoiado pelo atual prefeito Elói Pietá (PT), conta com a presença de Lula para deslanchar.

No Rio Grande do Norte, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) já esteve em campanha para Fátima Bezerra, a pedido do presidente do Senado, Garibaldi Alves, e do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves. Fátima explica a importância da presença de Lula:

"Lula firmou esse compromisso de vir a Natal com a governadora Wilma Faria, com o Garibaldi, o Henrique, o prefeito Carlos Eduardo. Até porque aliança em Natal tem uma carateristica diferente, que é o fato de uma eventual vitória da minha principal adversária, apesar de ter partidos da base apoiando, significa entregar Natal ao DEM."

Além de Natal, o presidente também vai a Mossoró e dará indiretamente uma mãozinha para Larissa Rosado, candidada do PSB, que disputa com outra Rosado, a atual prefeita Fátima Rosado, candidata do DEM. Na semana passada a ministra Dilma subiu no palanque de Larissa.

Antes do evento de campanha em Natal, Lula inaugura pela manhã a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), com sede na cidade de Mossoró. É um evento administrativo, mas a candidata do PSB vai acabar faturando politicamente com a ida do presidente e Dilma à cidade. Mossoró é a segunda cidade mais importante do Rio Grande do Norte, o maior PIB do Estado e maior produtor de petróleo em terra do país.

No Rio Grande do Sul, quinta-feira, Lula passa por Pelotas e Rio Grande, para a inauguração de uma plataforma da Petrobras. Mas não vai fazer campanha em Porto Alegre porque lá estão em disputa três aliados: o prefeito José Fogaça (PMDB), Maria do Rosário (PT) e Manuela Dávila (PCdoB). Quando retornar de Nova York, retoma a maratona de campanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]